A Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) é uma das mais de 100 ouvidorias participantes da III Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos. A ação, promovida pela Rede Nacional de Ouvidorias (ReNOuv), comemora os seis anos do Código de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos (Lei 13.460/2017) e tem como enfoque principal a "Discriminação no serviço público: não se cale".
Ao longo do mês, a Ouvidoria-Geral da ALE-RR utilizará as redes sociais do Parlamento para disseminar publicações que conscientizem a sociedade sobre os direitos dos cidadãos e o papel das ouvidorias na salvaguarda dessas garantias legais. A campanha aborda diversas formas de discriminação no setor público, incluindo questões raciais, culturais e religiosas.
Manoel Batista, diretor executivo da Ouvidoria-Geral da ALE-RR, destaca a importância da ação e acredita que a participação na maratona é uma oportunidade única de combater a discriminação nos serviços públicos. As redes sociais, especialmente o Instagram e o YouTube, possibilitam um alcance significativo da iniciativa.
As três primeiras colocadas de cada categoria receberão certificados da ReNOuv e serão reconhecidas publicamente nas redes sociais da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A Ouvidoria-Geral da ALE-RR reforça seu compromisso em promover cidadania e defender os direitos dos usuários de serviços públicos.