Estamos no mês de prevenção ao suicídio e, em alusão à Campanha Setembro Amarelo, o Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iper) promoveu nesta sexta-feira, 15, a palestra com o tema "Se precisar, peça ajuda", ministrada pela psicóloga Carolina Scheffer.
A especialista falou sobre a importância da família e amigos estarem atentos e formar uma rede de apoio para a pessoa que precisa de ajuda.
"É importante estar em alerta para esse cuidado com as pessoas que sofrem, pois é uma questão de saúde pública. Os índices mostram que cada vez mais, aumenta o número de suicídio. É importante estar ligado no outro", alertou a psicóloga.
A palestra integra o conjunto de ações realizadas pelo setor de psicologia do Iper, que durante este mês de setembro tem intensificado o trabalho de prevenção ao suicídio e valorização à vida entre os servidores e os beneficiários.
"Essas ações de consciencialização da saúde mental são promovidas para que as pessoas sintam-se mais seguras em falar sobre suas emoções, não só no mês de setembro, mas em todo momento", esclareceu Lusia Barbosa, psicóloga do Iper.
De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Segundo dados da OMS, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
Em Roraima você pode procurar ajuda no Caps (Centro de Atenção Psicossocial), Hospital Coronel Mota e no Hospital Geral de Roraima, neste último somente em caso de emergência.