(95) 99159-8088

NO AR

GESTÃO EM FOCO

Com Ribamar Rocha

Brasil

Governo de Roraima reforça ações para identificação de bactéria que ataca citros

O trabalho será levado também para os Municípios de Roraima, onde serão instaladas cinco armadilhas nas áreas urbanas de cada cidade visitada pelos fiscais da Aderr.

Publicada em 19/09/23 às 15:29h - 59 visualizações

por Secom/GovRR


Compartilhe
 

Link da Notícia:

A bactéria Huanglongbing, responsável por danos econômicos, está sendo alvo de medidas preventivas  (Foto: Secom/GovRR)
O Governo de Roraima está intensificando as ações de controle fitossanitário com o objetivo de manter o Estado livre de pragas quarentenárias. A ação, executada pela Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), é voltada para a identificação do Huanglongbing ou Greening dos citros (HLB), bactéria responsável por atacar a produção de todas as variedades de citros e causar prejuízos econômicos.

A medida consiste na instalação de 40 armadilhas em 40 bairros de Boa Vista para capturar o psilídeos, o inseto vetor da bactéria. Essa praga ataca os citros, deixando a planta doente. Ela também vive nas murtas como também é conhecido o jasmim.

Segundo o fiscal Agropecuário da Aderr e coordenador do Programa de Sanidade dos Citros na Aderr, engenheiro agrônomo Washington Manduca, Boa Vista tem muitos jasmins, pois é uma planta ornamental e entra muito a Roraima, vinda de outros Estados.

“O problema é que as vezes alguém pode trazer o jasmim ou citros de outro lugar, e ele pode vir com a bactéria, podendo se espalhar pelo Estado e causar grandes danos para as lavouras. Hoje a HLB está presente em São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Nosso trabalho agora é na capturar do inseto, enviar para o laboratório para analisar se há presença da bactéria”, destacou.

O Greening não tem controle químico. Quando identificado é preciso erradicar a planta, conforme explica Manduca. No momento se estuda o melhoramento genético para fazer frente à praga, evitando que ela se espalhe pelas lavouras de citros.

O trabalho será levado também para os Municípios de Roraima, onde serão instaladas cinco armadilhas nas áreas urbanas de cada cidade visitada pelos fiscais da Aderr.

“Nosso objetivo sempre é proteger o Estado, nossa economia e os produtores que trabalham na produção de citros, visto que o Greening é uma praga de valor econômico. O Programa Nacional de Prevenção e controle à Huanglongbing (HLB) tem sido executado pela Aderr a fim de evitar a difusão dessa que é a pior praga para os citros no mundo”, ponderou o presidente da Aderr, Marcelo Parisi.
"""



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2024 - Radio Roraima
Converse conosco pelo Whatsapp!