O aumento das temperaturas em Roraima durante o ano de 2023, resultado do fenômeno climático do super El Niño, tem causado um impacto significativo na saúde da população. Além da onda de calor, a situação tem contribuído para um aumento no número de atendimentos a pacientes com problemas respiratórios na Rede Estadual de Saúde, como apontam os dados mais recentes do Pronto Atendimento Cosme e Silva (PACS).
Somente no mês de agosto, a unidade de pronto atendimento registrou 1.335 atendimentos relacionados a doenças respiratórias. Desse total, 974 atendimentos foram relacionados às Infecções de Vias Aéreas Superiores (IVAS). O levantamento também aponta 199 atendimentos a pacientes com pneumonia e 162 atendimentos a pessoas com sangramento nasal.
A diretora geral do Pronto Atendimento Cosme e Silva, Moema Gonçalves, destaca o aumento significativo das doenças respiratórias nesse período de calor extremo em Roraima. Ela menciona que houve um aumento de 40% nos atendimentos em agosto em comparação aos outros meses do ano, e a tendência continua em setembro.
Como unidade de pronto atendimento, o Cosme e Silva é o destino para os pacientes que buscam atendimento rápido, funcionando 24 horas por dia para casos de urgência e emergência médica. Moema ressalta que alguns pacientes apresentaram casos graves como pneumonia, sangramento nasal, bronquite e asma. É importante identificar os sintomas graves, como falta de ar, cansaço extremo e febre alta.
A diretora enfatiza a importância dos cuidados para evitar a progressão dos sintomas para casos graves, como aumentar a ingestão de líquidos, evitar a exposição a locais fechados ou com grande aglomeração, além de conscientizar sobre os riscos da automedicação sem um diagnóstico preciso.
Ela reforça a necessidade de procurar um médico, não tomar medicamentos por conta própria e manter o cartão de vacina atualizado. Essas medidas podem ajudar a prevenir complicações e garantir uma melhor saúde respiratória durante o período seco em Roraima.