Para comemorar os 35 anos de história do Estado de uma forma especial, o Governo de Roraima realizou, nesta quinta-feira, 5, uma programação voltada a homenagear as famílias pioneiras que, de alguma forma, contribuíram para o desenvolvimento do Estado.
A homenagem teve início na Orla Taumanan, onde antes funcionava o histórico Porto de Cimento, porta de entrada de Boa Vista, com o acendimento da chama dos pioneiros. A partir disso, teve início uma carreata até a Praça do Centro Cívico, onde a celebração teve continuidade.
O governador Antonio Denarium pontuou que essa é uma justa homenagem às famílias que chegaram a Roraima no início do século passado, entre as quais a família Magalhães
“É o reconhecimento pelo trabalho prestado em prol da sociedade roraimense. Estamos homenageando hoje a família Magalhães e muitas outras também se juntam a essa família, como as famílias Brasil, Mello e muitas outras. A cada ano, vamos reviver o aniversário do Estado de Roraima com uma grande festa para a população. E no ano que vem, outra família tradicional será homenageada”, explicou.
A programação continuou na esplanada do Palácio Senador Hélio Campos, com uma homenagem a Dorval de Magalhães, compositor do Hino de Roraima. Em nome do artista, Maria Jaime Magalhães de Mello, filha mais velha dele, recebeu das mãos do governador a Medalha do Mérito Forte São Joaquim, como forma de agraciar sua contribuição ao Estado.
Maria Jaime diz que é sempre uma grande emoção cantar o Hino de Roraima composto pelo pai e agradeceu a honraria cedida pelo Governo. “Eu quero Roraima sempre crescendo mais e mais, se tornando um Estado muito promissor e glorioso”, complementou.
Sobre o homenageado
Neto mais novo de Inácio Magalhães, fundador da fazenda que deu origem à Boa Vista, Dorval de Magalhães (1914-2006) foi historiador, pesquisador, escritor e poeta roraimense que deu uma das maiores contribuições para a história do Estado: o Hino de Roraima.
Na vida pública, foi secretário municipal de Educação, criou o horto municipal, implantou a Academia Roraimense de Letras e foi defensor do meio ambiente, da educação e dos valores histórico-culturais.