A Comunidade Indígena Vista Nova, distante 70km da capital Boa Vista, realiza a tradicional Festa do Peixe. A décima edição do festejo reúne pouco mais de 500 estudantes de 13 escolas das oito comunidades indígenas da Região Baixo São Marcos.
A abertura do evento ocorreu nesta terça-feira, dia 10, na Escola Estadual Indígena Davi de Souza, sede da festa, e contou com desfile de todas as escolas participantes.
Durante o festejo são realizadas competições esportivas de futebol, atletismo, cabo de guerra e arco e flecha, apresentações culturais, escolha da Rainha e Rei da Festa do Peixe, dança parixara e comidas típicas como a famosa damurida.
A Seed (Secretaria de Educação e Desporto), por meio do Instituto do Desporto de Roraima, está presente na festividade levando apoio técnico para as competições esportivas de atletismo.
"Estamos aqui com a equipe para prestar apoio técnico na modalidade de atletismo com o objetivo de incentivar a prática desse esporte que cresce a cada dia na região", explicou o diretor do IDR, Dinaildo Barreto.
Ele disse ainda que a Seed entregou para o evento um kit esportivo com bolas de futsal, futebol de campo, voleibol, kits de dominó pedagógico, boliche e redes de futsal.
"Essa festa tem uma grande representatividade para essa comunidade porque envolve as escolas estaduais, municipais de todas as comunidades da região e celebra a cultura indígena e a criação de peixe, uma das principais fontes de renda da região", disse a gestora da Escola Estadual Indígena Davi de Souza, Laiana Santos.
Participantes
Participam da X Festa do Peixe, oito comunidades da Região Baixo São Marcos: Darora, Vista Nova, Campo Alegre, Mauixi, Milho, Lago Grande, Akkan e Vista Alegre.
Para o tuxaua da Comunidade Vista Nova, Atenison Oliveira, o momento é para celebrar as tradições.
"A festa do peixe não é só um evento festivo, mas sim um evento para incentivar os nossos jovens à prática do esporte e também para fortalecer as nossas tradições e a nossa cultura", explicou o tuxaua.
Para a estudante Nataly Anne, que está na segunda série do Ensino Médio da Escola Estadual Davi de Souza, o festival promove a integração das comunidades.
"Esse evento representa a união entre as nossas comunidades e escolas, representa também a nossa cultura indígena que é a pesca, o parixara, damurida. É um evento muito importante e eu gosto muito", disse.
Na próxima quinta-feira, dia 12, será realizada a Noite Cultural, com apresentações de músicas, dança e festival de damorida. A X Festa do Peixe segue até o dia 14 de outubro na Comunidade Vista Nova.