O Governo de Roraima iniciou nesta terça-feira, 17, a aplicação da prova do Encceja Nacional PPL (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade) em todas as unidades prisionais de Boa Vista e no Presídio de Rorainópolis.
Neste ano, 1.305 reeducandos realizam a prova, o que representa aumento de 63,30% no número de participantes quando comparado aos dados de 2022. No período anterior, 826 internos fizeram o Exame Nacional. Essa crescente ganhou destaque junto ao MEC (Ministério da Educação).
O Encceja é realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) em colaboração com secretarias estaduais e municipais de Educação para o ensino fundamental e médio.
O titular da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), Hércules Pereira, explicou que as provas estão sendo aplicadas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) em dois turnos: pela manhã, para os reeducandos do ensino fundamental, e pela tarde, para os reeducandos do ensino médio. Ele também destacou o crescimento no número de participantes da prova dentro do sistema prisional.
“O aumento é justamente por conta da estrutura de trabalho que empregamos nas unidades penitenciárias do Estado, para garantir não só o cumprimento da pena desses reeducandos, mas principalmente para garantir sua ressocialização e reinserção na sociedade. É um compromisso nosso e a educação é um dos caminhos para um recomeço”, disse.
Preparação
Para que sejam definidos quais internos farão as provas, a pasta, por meio dos departamentos específicos, faz a triagem para definir o perfil educacional de cada um dos reeducandos aptos para o exame. “O reeducando que não completou o ensino fundamental participa dessa triagem e é feito um estudo no decorrer do ano para que eles venham preparados para o dia da aplicação das provas”, detalhou Pereira.
A coordenadora educacional da Cadeia Pública Masculina de Boa Vista, Edna Rodrigues de Moura, informou que houve uma mobilização dos departamentos da Sejuc para a distribuição de apostilas para estudo dos conteúdos da prova. Ela também falou sobre o trabalho voltado à educação, como forma de reinserção do indivíduo à sociedade.
“A assistência educacional, como direito do interno, está sendo ampliado. Nós já estamos ofertando a questão da educação básica, com algumas turmas do Ensino Fundamental I, alfabetização e exames. E eles querem e pedem para participar desse ensino”, afirmou.
Último dia
A aplicação das provas do Encceja Nacional PPL segue até esta quarta-feira, 18. Nos dois dias, as provas são aplicadas no período matutino, entre 9h e 13h, e vespertino, entre 15h30 e 20h30, seguindo o horário de Brasília.