A 1ª Fecind (Feira Estadual Indígena de Ciências), evento realizado pelo Governo de Roraima, ocorre neste sábado, 21, e estreia com 60 trabalhos inscritos e é um instrumento de fomento aos trabalhos científicos das escolas estaduais indígenas de Roraima.
A programação é feita em parceria com a prefeitura de Uiramutã em o Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), e também ocorre simultaneamente com a 4ª Feciu (Feira de Ciências de Uiramutã).
Serão apresentados trabalhos de pesquisa de escolas localizadas nos municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Normandia, Pacaraima e do município anfitrião, Uiramutã. Assim como a Fecirr (Feira Estadual de Ciências de Roraima), a Fecind é organizada pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto) por meio do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima).
O tema escolhido para a estreia foi “Etnossustentabilidade: Biodiversidade, culturas tradicionais e o desenvolvimento sustentável”. Foram contabilizados 386 participantes entre estudantes e professores orientadores.
A coordenadora estadual da Fecind, Gisele Oliveira, explicou que o evento é inédito e será um divisor de águas para a iniciação científica em comunidades indígenas de Roraima. “Esperamos para o evento um público de mil pessoas entre expositores, professores orientadores e visitantes”, disse.
Credenciamentos
Os vencedores da Fecind serão agraciados com troféus e medalhas, além de serem credenciados para participarem da XIV MCTIA (Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí), que ocorre em novembro deste ano, em Belém do Pará.
Através do evento, serão selecionados, ainda, trabalhos que participarão da 30ª edição da Fecirr, que, neste ano, acontecerá nos dias 6 e 7 de dezembro, no Parque Anauá.