A Secretaria de Saúde de Roraima iniciou, desde o dia 16 de novembro, uma série de ações volantes em celebração ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, visando fortalecer a conscientização e prevenção do HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).
A técnica do NCDST/Aids, Sumaia Dias, enfatizou que o objetivo principal é estreitar os laços entre as comunidades e os serviços de saúde, destacando-as como peças-chave na luta contra a AIDS. As atividades propostas incluem ações de base comunitária, distribuição de insumos preventivos como preservativos masculinos, femininos, autotestes e orientações diretas à população.
A campanha deste ano, com o tema "Comunidades Liderando", destaca a necessidade de uma maior conexão entre as comunidades e os serviços de saúde, promovendo confiança, inovação e responsabilidade mútua. O foco será direcionado às chamadas populações-chave, como pessoas trans, gays, trabalhadores do sexo, população privada de liberdade e usuários de álcool e outras substâncias.
Paralelamente à conscientização sobre o HIV/AIDS, a programação também busca disseminar informações sobre IST’s, que podem se manifestar através de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, alertando sobre a importância do uso de preservativos nas relações sexuais para prevenir essas infecções.