Dados da Sesau (Secretaria de Saúde) apontam que quase 7 mil atendimentos para tratamento de feridas são realizados mensalmente na principal referência hospitalar do Estado, no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento.
A média diária de atendimentos neste segmento é de aproximadamente 230 curativos. Esses números levam em consideração tanto a retomada de algumas especialidades, quanto o crescimento populacional do Estado e os investimentos em educação continuada nas portas de entrada, blocos e UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva) da unidade.
“Nós temos a meta de capacitar todos das equipes de enfermagem no cuidado com o paciente, na prevenção das lesões por pressão, gestão dos materiais, das nossas coberturas”, afirmou o enfermeiro responsável pelo Núcleo de Curativos do HGR, Fernando Gonçalves.
Criado há 11 anos, o setor conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares que atuam diretamente no tratamento de feridas.
O Núcleo também é responsável por realizar uma série de palestras e capacitações que são estendidas para os demais setores do hospital.
“A criação do Núcleo de Curativo atende na questão do cuidado desses pacientes portadores de feridas complexas e patológicas”, informou.
O setor possui tecnologias avançadas a nível nacional, fazendo com que todo o serviço alcance os resultados esperados para tratamento e recuperação dos pacientes.
“A terapia por pressão negativa, é um curativo a vácuo de alta tecnologia, a única do Estado está aqui no HGR. É muito importante essa tecnologia, porque nos ajuda a reduzir o tempo de internação e a recuperação mais rápido de uma cicatrização dessa lesão”, ressaltou.