No dia 23 de dezembro, o Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento alcançou um marco inédito ao concluir a primeira cirurgia de correção de meningocele por via endoscópica nasal no estado. Anteriormente, esse procedimento só era viável através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), o que exigia que os pacientes aguardassem por uma vaga em hospitais de outros estados, explicou a diretora geral do HGR, Patrícia Renovato.
"Esta paciente estava na lista de espera do TFD por meses, aguardando uma vaga em um hospital fora do estado, através da CNARC [Central Nacional de Regulação da Alta Complexidade]. Com a colaboração do Governo do Estado e da Sesau [Secretaria de Saúde], conseguimos trazer o especialista de fora para trabalhar com nossa equipe e realizar o procedimento em Roraima", informou.
O procedimento contou com a participação das equipes médicas dos serviços de otorrinolaringologia e neurocirurgia do HGR, com o apoio do Dr. João Paulo Mangussi, médico paulista especializado em rinologia e cirurgia endoscópica da base do crânio.
A realização da cirurgia no HGR também resulta em economia de custos para o estado, já que a estrutura e os materiais necessários estão disponíveis localmente. Além disso, permite que os familiares acompanhem de perto a recuperação do paciente no próprio local de residência.
"Tudo isso é resultado do trabalho em equipe e do comprometimento do Governo com a saúde dos pacientes hospitalizados", completou Patrícia.