A Sesau (Secretaria de Saúde) realizou nesta semana um ciclo de palestras com o objetivo de fortalecer a atuação das comissões de Sindicância e PAD (Processo Administrativo Disciplinar) na correta instrução de procedimentos relacionados à saúde.
Encerrada nesta sexta-feira, 19, na ETSUS-RR (Escola Técnica do SUS em Roraima), a atividade contou com aproximadamente 10 servidores, todos integrantes temporários das novas comissões e sindicâncias existentes nas unidades de saúde.
Ao todo, dois eixos temáticos foram elencados na ação, sendo eles: “Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais na Área Correcional e Procedimentos Disciplinares” e “Visão Geral da Atuação da Sindicância/PAD”.
“É importante que todos os servidores tenham conhecimento, pois lidamos com informações sensíveis, processuais que são sigilosas. Apresentei a parte teórica de um modelo de processo administrativo disciplinar para eles começarem a se familiarizar”, destacou o coordenador da Comissão Permanente de Sindicância e Processos Administrativos da Sesau, Adriano Silva Coelho.
Os servidores foram indicados pela competência, atenção ao trabalho e poderiam compor a comissão de forma temporária para dar andamento aos processos das unidades e coordenações que estão parados.
A economista Lucineide Maria Rodrigues, de 57 anos, foi uma das participantes da capacitação, pois recentemente começou a integrar a coordenação da Comissão Permanente de Sindicância e PAD. Ela ressaltou a importância da palestra sobre as ações.
“Eu estou reiniciando em um novo setor, um conhecimento totalmente novo, apesar de atuar um tempo no serviço público. Essa temática é importante para desenvolver melhor o meu serviço e está sendo uma palestra bem didática”, pontuou.