A Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher já deu início às atividades de conscientização e prevenção ao assédio voltadas ao Carnaval 2024.
A ação começou na última quarta-feira, 31 de janeiro e foi até o último domingo, 04 de fevereiro. Mais de 14 locais, como bares, restaurantes e Blocos de Carnaval da Capital, Boa Vista, foram visitados pela equipe.
Na ocasião, foi realizada a entrega de material informativo, como leques e panfletos, além de atendimentos individualizados a mulheres. Essa primeira etapa da Campanha finalizou com um “carimbaço” com a frase de alerta “Não é Não no Carnaval também”, em um Bloco de rua.
A Promotora de Justiça de Defesa da Mulher, Lucimara Campaner, afirma que a campanha foi bem recebida, tanto pelos responsáveis dos estabelecimentos, quanto pelo público.
“Aproveitamos para orientar os comerciantes sobre a nova lei do Protocolo Não é Não, a Lei 14.786/2023, que tem a finalidade de ser mais uma estratégia de enfrentamento às recorrentes práticas de assédios, importunações e violências contra a mulher. É necessário que o pessoal esteja capacitado para que os ambientes sejam seguros para as mulheres em caso de violações de direitos durante o lazer”, ressaltou a Promotora de Justiça.
A Campanha “O MPRR e o Carnaval Sem Violência” continua no próximo final de semana, nos dias 10 e 11, com abordagem informativa no Carnaval de rua e nas apresentações de Blocos.