**Governador de Roraima Declara Situação de Emergência devido à Estiagem e Aumento das Queimadas**
Roraima enfrenta uma das mais severas estiagens dos últimos 17 anos, acompanhada por um alarmante aumento das queimadas. Em resposta a essa emergência, o governador Antônio Denarium anunciou medidas enérgicas para enfrentar a situação e atenuar seus impactos, incluindo a decretação de situação de emergência em nove municípios do Estado.
Denarium destacou as ações em curso pelo governo estadual para combater os efeitos devastadores da estiagem e o agravamento das queimadas. Ele salientou que a situação é extremamente preocupante e que o estado tem estado em mobilização desde outubro para lidar com essa crise.
Após o decreto de situação de emergência em nove municípios de Roraima, o governador aguarda agora o reconhecimento por parte do governo federal. Ele enfatizou que esse é o primeiro passo essencial para fortalecer as ações coordenadas pelo gabinete de crise, especialmente criado para gerir essa situação adversa.
O governador ressaltou a mobilização de diversos órgãos estaduais para combater os incêndios que assolam tanto a capital quanto o interior do estado, além da distribuição de água potável para as áreas afetadas pela estiagem.
A fim de alinhar as estratégias de enfrentamento em cada município, está programada uma reunião com os prefeitos ainda nesta segunda-feira (26). Denarium sublinhou que todas as medidas até o momento estão sendo financiadas com recursos próprios do estado, enquanto aguardam o apoio do Governo Federal.
Uma das medidas emergenciais anunciadas foi a autorização de um processo seletivo para a contratação de mais de 240 brigadistas, que irão reforçar os esforços já em andamento para combater os incêndios florestais.
O governador fez um apelo à população para colaborar nesse momento crítico, pedindo que evitem atitudes que possam desencadear incêndios, como queimar lixo ou jogar bitucas de cigarro nas margens das estradas. Denarium também incentivou a denúncia de incêndios criminosos, destacando a importância da união de todos para superar esse desafio.