O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Boa Vista (Sitram) lançou sua Campanha Salarial deste ano com uma pauta robusta de reivindicações. Em destaque, a exigência de um reajuste salarial de 16,13% para os servidores municipais, embasado em estudo do DIEESE sobre a evolução dos salários frente à inflação nacional. Lucinalda Coelho, presidente do Sitram, salientou a importância de corrigir as perdas inflacionárias enfrentadas pelos trabalhadores.
Além do reajuste salarial, o sindicato apresentou mais 14 demandas durante assembleia realizada em 28 de fevereiro. Entre elas estão melhorias nas condições de trabalho, aumento do adicional de insalubridade e gratificação por qualificação, além de vantagens específicas para diversas categorias de servidores.
A Campanha Salarial deste ano adota como lema "Quem não vai à luta pelo que quer, aceita o que vier", em referência à luta dos cuidadores que resultou na conquista das 30 horas semanais para todos os servidores municipais. O prazo para concessão do aumento, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, encerra-se em 6 de abril, conforme ressaltou Lucinalda. Por isso, o sindicato convoca os trabalhadores a participarem das ações de cobrança ao Executivo municipal.
Para chamar a atenção da sociedade civil e dos próprios servidores, o Sitram planeja diversas atividades ao longo dos próximos meses, incluindo panfletagens, assembleias e reuniões com a gestão municipal.