A Universidade Federal de Roraima (UFRR) celebra a aprovação de dois cursos que fortalecerão a educação inclusiva e indígena no estado. Os projetos pedagógicos, desenvolvidos por professoras da UFRR, foram selecionados no Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica, conhecido como Parfor Equidade.
O programa, uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), divulgou os resultados finais em 15 de março.
O Parfor Equidade tem como missão capacitar professores e pedagogos para atender às demandas das redes públicas e comunitárias que oferecem educação escolar indígena, quilombola, do campo, educação especial inclusiva e educação bilíngue para surdos.
Além da formação de professores em exercício, o programa concede bolsas a participantes que sejam indígenas, quilombolas, do campo, surdos ou com deficiência.
Uma das características marcantes do Parfor Equidade é o estímulo à criação de projetos pedagógicos que beneficiem as comunidades, escolas e professores dessas áreas. As instituições de ensino superior também são incentivadas a desenvolver e aprimorar cursos específicos alinhados aos objetivos do programa.
A UFRR obteve aprovação para os seguintes cursos de Licenciatura em Pedagogia Intercultural Indígena, com 100 vagas distribuídas em três turmas , e Licenciatura em Educação Especial Inclusiva Intercultural, atendendo uma turma com 30 vagas.