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Defensoria Solidária supera expectativas e promove quase 3 mil atendimentos

Evento ofertou gratuitamente serviços jurídicos, de saúde, previdenciários, de imagem pessoal e outros.

Publicada em 11/06/24 às 08:54h - 42 visualizações

por DPE/RR


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 (Foto: DPE/RR)
A iniciativa da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) e a Associação das
Defensoras e Defensores Públicos de Roraima (Adper), faz parte da
campanha Maio Verde, que apesar do nome, se estende até junho, para
celebrar os 24 anos da instituição, com diversos serviços gratuitos à
comunidade.
A ação foi realizada neste sábado (8), no Colégio Estadual Militarizado
Presidente Tancredo Neves e superou a meta promovendo quase 3 mil
atendimentos.
O defensor público-geral, Oleno Matos, destacou que a Defensoria Solidária
chega à sua quarta edição com mais de 150 colaboradores da instituição e
mais de uma dezena de parceiros atuando de forma voluntária. "Este evento
foi cuidadosamente preparado para a população. Recebemos e atendemos a
todos de braços abertos. No ano passado, atendemos mais de 2.500
pessoas e, neste ano, conseguimos ultrapassar essa marca, o que é
extremamente gratificante para nós. Ver o aumento na quantidade de
pessoas beneficiadas mostra que estamos no caminho certo e reforça nosso
compromisso com a comunidade", afirmou Matos.
A ação ofereceu todos os serviços da Defensoria, como assistência jurídica
nas áreas de família, criminal, conciliação, cível, infância e juventude,
consumidor, ambiental, entre outras. Além disso, com apoio de vários
parceiros, foram oferecidas consultas médicas em diversas especialidades e
serviços de saúde, como odontologia, mamografia, ultrassonografia,
vacinação, testes rápidos, Carreta da Mulher, unidades móveis
odontológicas, emissão de documentos, e mais. Também foram oferecidos
serviços de educação em direitos, parcelamento de contas, vacinação, e um
espaço Kids para que os pais pudessem deixar seus filhos com segurança
durante o atendimento.
No total de atendimentos, mais de 1.400 foram oferecidos pela DPE-RR.
Houve até mesmo um atendimento para exoneração de pensão feita por
acordo, que ocorreu de forma híbrida, combinando atendimento presencial e
virtual por vídeochamada via WhatsApp. Lúcia de Fátima Macedo, 66 anos,
aposentada, veio buscar a desobrigação do pagamento de pensão do pai de
seus filhos, que reside em Georgetown, na Guiana.
Além dos serviços jurídicos, os atendimentos na área de saúde também
estiveram entre os mais procurados. Com dores nos olhos e dificuldade para
enxergar, Eliane Silva, por exemplo, conseguiu finalmente uma consulta
oftalmológica. "Já estou na lista de espera há mais de um ano. Essa ação
veio nos beneficiar bastante porque é próxima da minha casa, com uma
flexibilidade muito grande para que eu pudesse ter acesso. Estou muito feliz,
me sentindo muito privilegiada, muito apoiada".

Parceiros
Entre os parceiros da ação estão: Secretaria Estadual de Saúde (Sesau),
Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), Secretaria do Trabalho e
Bem Estar Social (Setrabes), Casa da Mulher Brasileira com a Coordenação
Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Secretaria de Estado dos
Povos Indígenas (Sepi), Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Secretaria
Estadual de Educação e Desporto (Seed), Instituto de Identificação de
Roraima, Corpo de Bombeiros, Companhia de Águas e Esgoto de Roraima
(Caer), Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima), Polícia
Militar, Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh),
Companhia Energética de Roraima (Cerr), Departamento Estadual de
Trânsito (Detran), Prefeitura de Boa Vista, através da Secretaria Municipal de
Saúde (Semsa), Assembleia Legislativa, com serviços do Procon
Assembleia, Defensoria Pública da União (DPU), Receita Federal, Serviço
Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria
(Sesi), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Centro de Educação
Técnica Especializada de Roraima (Ceterr), Liga do Trauma de Fisioterapia, 
Roraima Energia, Procon, Instituto Pirilampos e Espaço Saber.



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