Nesta quinta-feira (13), equipes do Procon Assembleia percorreram a área comercial do bairro Sílvio Leite, na zona Oeste da capital, para adesivar estabelecimentos e orientar lojistas e clientes sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC). O órgão pretende visitar todos os aglomerados comerciais de Roraima.
José Ivaldo Guedes é proprietário de uma loja de artigos de decoração para
festas. Ele foi orientado pela equipe e contou que chamou sua atenção a explicação sobre a política de troca de produto já utilizado pelo comprador. “Acho viável esse trabalho que o Procon está fazendo, porque também ajuda os lojistas, principalmente nesse caso dos clientes que compram, usam e querem devolver aquele produto que já foi usado. A equipe está de parabéns”, disse.
Já Ilzef Silva, dono de uma farmácia, vê o órgão de defesa do consumidor do parlamento como parceiro dos empresários. “As informações são importantes porque a gente tem conhecimento sobre a emissão de nota, por exemplo, além de conhecer outros direitos. Achei boa essa iniciativa da visita do Procon, que serve para o empresário e o cliente”, afirmou.
O diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho, explicou que a ação tem o objetivo de difundir os direitos e deveres dos agentes da relação de consumo, ou seja, fornecedor e cliente. “A gente vai às lojas, faz um cadastro com nome, endereço e telefone do local e CNPJ, para que, quando houver algum tipo de reclamação no Procon, já tenhamos o contato desse estabelecimento. Então essa intermediação visa explicar seus direitos e deveres para que todos se resguardem de alguma forma”, disse, ressaltando que a equipe deve ir a outros municípios do Estado e expandir os trabalhos.
Os atendimentos presenciais no Procon Assembleia ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. De forma remota, podem ser feitos pelo número (95) 98401-9465 ou site al.rr.leg.br/procon.
Fonte: ALE/RR