O Centro de Atividades e Desenvolvimento de Altas
Habilidades/Superdotação (Cadah/S) está realizando o projeto “Jogos e
Desafios Cognitivos”, uma iniciativa pedagógica que integra diversão e
aprendizagem para aprimorar as habilidades cognitivas dos alunos.
O projeto é uma resposta à crescente demanda por tecnologias que
combinam ensino e entretenimento, reconhecendo a importância dos jogos
no desenvolvimento intelectual. Os “Jogos e Desafios Cognitivos” são
atividades pedagógicas variadas que trabalham aspectos como memória,
atenção, raciocínio lógico, percepção e linguagem.
A diretora do Cadah/S, Yasnara Silveira de Medeiros, destaca: “Esse projeto
tem o objetivo de identificar alunos da rede estadual que se destacam, os
alunos de alto desempenho, principalmente na capacidade de resolução de
problemas.”
Outros objetivos apontados pela diretora dizem respeito à parceria com as
unidades de ensino, à observação e ao melhoramento das funções cognitivas
dos alunos através de atividades desafiadoras e à integração dos alunos
atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) em altas
habilidades nas atividades relacionadas à inteligência.
Como ocorrem as atividades do projeto
As atividades são realizadas dentro de sala de aula, utilizando dois tempos
de aula para cada sessão. A execução das tarefas segue um formato de
circuito, permitindo que todos os alunos demonstrem suas habilidades em
diferentes jogos e níveis de dificuldade.
Cada sessão começa com orientações iniciais e termina com uma premiação
simbólica e a entrega de certificados de participação. Yasnara ressaltou a
importância dessa abordagem.
“Essa metodologia resulta na boa forma cognitiva, levando os alunos a
desenvolverem capacidades de raciocínio e de aprendizagem, dentre outras
funções ligadas à inteligência”, disse.
Além dos jogos e desafios, o Cadah/S realiza palestras sobre superdotação e
altas habilidades, além de promover oficinas para professores sobre práticas
de atendimento educacional especializado.
As atividades do projeto estão ocorrendo em várias escolas estaduais ao
longo do mês de junho, com horários específicos para cada turma. O trabalho
já foi realizado nas escolas estaduais Oswaldo Cruz, Girassol, São Vicente
de Paula, General Penha Brasil e finalizará na Escola Estadual Professor
Antônio Ferreira de Souza, nesta quarta-feira, 19.
Fonte: Secom