(95) 99159-8088

NO AR

Radio Roraima

radiororaima.com.br

Cidade

Procon Assembleia resolve 60% dos casos apresentados à instituição

Além da intermediação administrativa, o órgão de defesa da Casa Legislativa contribui para auxiliar resolução de processos judiciais 

Publicada em 27/08/24 às 10:17h - 14 visualizações

por Radio Roraima


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O Procon da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) tem intensificado as ações para buscar a resolução de problemas entre consumidores e empresas. Somente no primeiro semestre do ano, foram 1.716 atendimentos, sendo que destes, 980 demandas foram resolvidas por intermédio do órgão da Casa Legislativa. 

Dessa forma, a taxa de resolutividade do Procon Assembleia é de quase 60%. As principais demandas atendidas e resolvidas envolvem questões bancárias, cobrança indevida, solicitação de reembolso, negociação de dívidas, bem como pedido de cancelamento de produto não contratado.

Esse é o caso do metalúrgico Gerson Campos, que buscou orçamento de medicamentos e suplementos de uma empresa fora do Estado, mas não comprou os produtos. Apesar disso, os remédios chegaram à residência dele acompanhados de um boleto bancário para pagamento. 

“Entrei no site e eles me enviaram uma mensagem por WhatsApp para ‘discutir’ o produto. Eu disse que não queria naquele momento e que deixaria para outra vez. Na conversa, fui claro: ‘Vou desligar e não quero esse produto’. Mesmo assim, uma semana depois, os Correios entregaram o produto. Informei ao entregador que não havia solicitado nem confirmado, mas o boleto veio mesmo assim”, informou Gerson. 

Diante do problema, o metalúrgico foi aconselhado a procurar o Procon Assembleia para entrar em contato com a empresa e buscar resolver a questão. “Não precisei pagar nada, graças ao Procon Assembleia, pois conseguiram que a empresa enviasse o código para devolução do produto sem custo. A atendente foi muito prestativa e realmente foi uma experiência bastante boa”, destacou Gerson. 

Problema na relação de consumo 

O diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho, ressaltou que casos assim são bem comuns e que esse tipo de venda não condiz com o Código de Defesa do Consumidor (CDC). 

“Essa é uma prática abusiva: enviar produtos ao consumidor sem solicitação e depois cobrar por eles, algo que configura uma situação de amostra grátis. Não deveria haver cobrança por esses itens. Nós intercedemos, entramos em contato com a empresa, e conseguimos devolver o produto sem custo algum para o consumidor, que ficou satisfeito com o resultado”, explicou o diretor. 

Além da intermediação administrativa, o diretor do Procon Assembleia destacou que a instituição contribui para auxiliar também na resolução de processos judiciais que envolvem a relação de consumo.

“Temos conseguido resolver muitos casos, pois também fazemos acordos extrajudiciais, que encaminhamos ao Poder Judiciário para homologação. Por isso, destacamos a importância de o consumidor conhecer e exercer seus direitos”, concluiu Aldo.

 Atendimentos 

Em caso de dúvidas ou problemas com os serviços, o consumidor pode procurar o Procon Assembleia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na sede da Superintendência de Programas Especiais, localizada na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. Também é possível buscar atendimento pelo WhatsApp (95) 98401-9465 e por meio do site al.rr.leg.br/procon.

Fonte: SupCom-ALE-RR




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2024 - Radio Roraima
Converse conosco pelo Whatsapp!