A Força-Tarefa Logística Humanitária da Operação Acolhida e a Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI Brasil), através do projeto Acolhidos Por Meio Do Trabalho, promovem um evento no Centro de Capacitação e Educação (CCE), no dia 05/12 (quinta-feira), a fim de celebrar os dois anos de inauguração do espaço socioeducativo para pessoas refugiadas e migrantes venezuelanas em Boa Vista (RR). Com início às 16:30, o encontro apresentará alguns dados sobre a qualificação dos imigrantes venezuelanos com foco para a integração socioeconômica no Brasil.
Durante os dois anos de atividade, o CCE já realizou atendimentos para aproximadamente 5 mil pessoas, por meio da oferta de 70 cursos, sendo um espaço estratégico no processo de capacitação e inserção laboral de famílias venezuelanas no mercado de trabalho brasileiro.
O momento contará com fala de representantes da Operação Acolhida, do projeto Acolhidos (AVSI Brasil), agências da ONU e autoridades em migração internacional, visando a promoção da autonomia e dignidade da pessoa em deslocamento.
A Operação Acolhida iniciou-se em fevereiro de 2018, em decorrência do fluxo migratório de pessoas oriundas da crise na Venezuela, com coordenação entre o componente militar, denominado Força-Tarefa Logística Humanitária – FT Log Hum –, e cerca de 120 agências internacionais e de instituições da sociedade civil.
O projeto Acolhidos é uma iniciativa da aliança entre a Fundação AVSI e a AVSI USA, implementado pela AVSI Brasil em parceria com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), com recursos do Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do governo dos Estados Unidos.