O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RR), demonstrou crescimento de 9,54% na abertura de pequenos negócios em novembro 2024, em relação ao ano anterior. As principais novas empresas são do segmento de comércio.
De acordo com a Receita Federal do Brasil, por meio do Cartão CNPJ, o crescimento se deu na maioria dos estados, em diferentes proporções, com maior proporção para as microempresas individuais, que somam 75,7% da abertura acumulada até novembro de 2024.
Em Roraima, de acordo com o sistema de dados, DataSebrae, foram abertos 7.547 pequenos negócios abertos durante este ano de 2024. Dentre os principais Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), estão o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, promoção de vendas e cabeleireiros, manicure e pedicure.
A analista técnica da Unidade de Atendimento Centro-Norte (UACN), Leila Melo, explicou que o Sebrae contribui para a manutenção dos pequenos negócios, através de orientações de consultoria, do oferecimento de soluções, como cursos, palestras, oficinas e consultorias.
“Temos soluções como o SebraeTec, para assessorar no que é necessário em relação à gestão do negócio, o Seminário Empretec, para desenvolver o comportamento empreendedor, e o Sebrae apoia o pequeno negócio em várias frentes e estando presente cada vez mais, tanto na capital quanto nos municípios.”
Leila explica que a instituição desenvolve soluções desde estudantes para desenvolver o empreendedorismo, às pessoas que são potenciais clientes e empresários. “Ofertamos consultoria de planos de negócios, de canvas, orientações que pode estar auxiliando para quem quer abrir uma empresa, como também para quem já é empresário, consultorias em várias áreas de gestão, de gestão financeira, gestão de pessoas, marca, vendas e mercado. Trabalhamos a inovação, o acesso ao crédito. Então o Sebrae dispõe hoje de várias soluções para atender os pequenos negócios, tanto soluções presenciais quanto soluções online.
Sebrae de Norte a Sul
A expansão do atendimento físico do Sebrae Roraima em 2024 veio mais expressivo com a inauguração da Unidade de Atendimento Região Sul que ocorreu em maio deste ano, localizada em Rorainópolis (Av. Senador Hélio Campos, 2590, paralela à BR-174), a unidade conta com diversos serviços para os pequenos negócios e agricultores, como a oferta de capacitações direcionadas para as demandas locais, consultorias em áreas diversas (planejamento estratégico, finanças, pessoas, marketing e vendas), além da oferta de missões técnicas empresariais e feiras de negócios.
A Unidade visa atender aos clientes da região em articulação com os parceiros locais de acordo com a vocação, potencialidade e dinamismo, bem como, dar suporte operacional a todos os programas, projetos e processos.
Conforme o analista técnico da Unidade de Atendimento Região Sul (UARS), Luiz Henrique Cavalcanti, a unidade acompanha os empreendedores de perto, disponibilizando consultorias, capacitações e orientações para que eles desenvolvam os empreendimentos de forma sólida e segura. “Isso também reflete no seu desempenho no dia a dia e a influência positiva de uma estabilidade econômica faz com que mais negócios surjam, fortalecendo também desde o início dessa formalização, da criação dessa empresa, para que ela realmente consiga atingir resultados de uma forma mais eficiente e se mantendo no mercado numa forma cada vez mais responsável e sólida”, disse.
Já na capital Boa Vista, o Sebrae está presente da região central à zona oeste, tendo sua Unidade Sede no Bairro São Pedro, a Agência de Atendimento ao Cliente situada na avenida Ville Roy no bairro São Francisco, Unidade Sebrae Airton Dias na rua Aquilino Mota Duarte, também no bairro São Francisco, além da Unidade Sebrae Ataíde Teive, situada no Tancredo Neves.
Fonte: Sebrae