O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) lançou na sexta-feira, 4, a campanha “Vamos Fazer uma Boa Ação?”, iniciativa que visa aumentar a presença de doadores por aféreses de plaquetas.
Aférese é a separação dos componentes do sangue por centrifugação, feito por equipamento automatizado. O sangue do doador é captado e a máquina separa apenas as plaquetas.
Conforme a enfermeira do setor de Captação de Doadores, Hellen Bessa, a medida foi adotada em virtude do baixo estoque desse tipo de concentrado. A unidade funciona normalmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h.
“Essa ação visa sensibilizar a nossa sociedade civil, aquelas pessoas que tenham a intenção de ser doadoras. Buscando essas pessoas, nós queremos estimulá-las a entender que atualmente estamos precisando de doadores voluntários que tenham a possibilidade de fazer doação por aférese de plaquetas”, disse.
As características de um doador por aférese de plaquetas são:
- Estar bem de saúde;
- Ter peso acima de 50 quilos;
- Possuir veias calibrosas.
PROGRAMAÇÃO
Ainda neste sábado, 5, a unidade abrirá as portas, das 8h às 12h, para promover uma campanha em parceria com a Diocese de Roraima. A ação é aberta para quem tenha interesse em se tornar um doador de sangue.
O Hemoraima está localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima), no bairro Aeroporto. Para outras informações, os interessados podem entrar em contato com o setor de Captação de Doadores, por meio do telefone (95) 98404 9593.
MINERVALDO LOPES