A Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) e o CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Roraima), realizaram parceria e deram início à campanha Agosto Lilás, com o intuito de sensibilizar a comunidade roraimense sobre o combate à violência contra mulheres vítimas de violência no Estado.
A CEPPM (Coordenação Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres), da Setrabes, aborda a população com a entrega de materiais informativos da campanha, contendo orientações essenciais para contribuir no enfrentamento da violência contra as mulheres, que destacam a importância de utilizar canais de denúncia como o Disque 180, o Disque 190 e a CMB (Casa da Mulher Brasileira) pelos números (95) 99122-1956 e (95) 99112-5793.
A campanha foi criada em alusão à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, quando surgiu a necessidade de inibir o grande aumento dos casos de violência doméstica em nosso país. E nesta data, a Lei celebra 17 anos como uma importante ferramenta no combate à violência contra a mulher no Brasil, fruto de muita luta, representando grande marco histórico na busca por direitos iguais.
A psicóloga e gerente do setor de Psicossocial da Casa da Mulher Brasileira, Rozianne Melvile, afirmou que o objetivo da Blitz educativa é chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento à violência contra a mulher.
“O intuito é levar informações para a população sobre o Agosto Lilás, o que representa a Lei Maria da Penha e enfatizar os meios de proteção e denúncia, além do conhecimento do tipo de violência que a mulher está sofrendo que pode ser patrimonial, psicológica, física, sexual e moral. Além de abranger o público em geral para chegar ao grande alcance que é o fim da violência doméstica”, disse Rozianne.
A Secretária Tânia Soares ressaltou que a ação tem o objetivo de esclarecer a sociedade sobre as diversas formas de violência doméstica.
“O Agosto Lilás também fomenta debates sobre os direitos das mulheres e sobre a igualdade de gênero, dá visibilidade ao tema e amplia os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes e como auxiliar as vítimas”, ressaltou.
AGENDA
A Setrabes segue durante o mês com a programação Agosto Lilás com diversas ações e atividades, e nesta terça-feira, 8, será realizado o Encontro de Diálogo com a Lei Maria da Penha, com palestra e mesa redonda, no auditório da Casa da Mulher Brasileira, a partir das 8h.
ÁGATA LIMA