Como parte da ação do Pacto Integrado Estadual para a Primeira Infância, a PCRR (Polícia Civil de Roraima) inaugurou nesta quarta-feira, 9, a Sala Lilás e a Brinquedoteca, novos espaços dentro do IML (Instituto de Medicina Legal), que servem no acolhimento de crianças, adolescentes, mulheres e o público LGBTQIA+ vítimas de violência.
O Governo de Roraima investiu R$ 251.321,59 do Fesp (Fundo Estadual de Segurança Pública) na ampliação das estruturas, que agora possuem entrada e saída exclusivas para os públicos atendidos.
Por meio do fundo gerido pela Sesp (Secretaria de Segurança Pública), foram feitos vários serviços nos espaços do IML além da ampliação, como a reforma no piso, elétrica, hidráulica, reparos do telhado, pintura e outros.
ESPAÇOS
Durante o evento de inauguração, a diretora do IML, Marcela Campelo, que é perita odontolegista, ressaltou que a Sala Lilás já existe desde 2016, e neste ano recebeu melhorias e renovações para proporcionar um ambiente mais acolhedor e seguro para as vítimas.
“A Sala Lilás ganhou uma nova estrutura e agora conta com uma entrada exclusiva para as pessoas que serão atendidas, uma recepção, um banheiro exclusivo, sala de escuta e uma sala de exames, permitindo um atendimento mais humanizado para aqueles que buscam apoio e proteção”, disse.
A diretora ressaltou ainda que uma das principais novidades da Sala Lilás é a ampliação da Brinquedoteca, um espaço para que as mulheres que chegam acompanhadas de filhos pequenos possam deixar as crianças próximas, ao alcance dos olhos, permitindo maior tranquilidade no atendimento.
“Dentro do possível, a meta é tornar mais confortável e acolhedora para as crianças e adolescentes a experiência no momento de pós-violência, que envolve o atendimento em espaço policial, garantindo um ambiente inclusivo para todos. A partir de agora, essas vítimas já serão atendidas durante 24 horas no novo espaço, que conta com uma entrada exclusiva para elas, com atendentes mulheres”, detalhou.
IML
O Governo de Roraima deu início à construção do novo IML em Boa Vista com recurso de verba parlamentar do Senador Hiran Gonçalves. Paralelas às obras da unidade até a conclusão, os novos espaços são soluções que atendem à população que necessita dos serviços do órgão policial, sobretudo as mais vulneráveis.
“A implantação e modernização da Sala Lilás é um avanço para o Estado de Roraima no combate à violência doméstica e a todas as formas de violência contra esse público mais vulnerável. A iniciativa demonstra o compromisso do governador Antonio Denarium em garantir um atendimento digno e especializado, com profissionais treinados para lidar com situações delicadas”, afirmou o delegado-geral da PCRR, Eduardo Wayner.
Ele explicou ainda que a Polícia Civil de Roraima tem o compromisso de oferecer suporte e atendimento adequado a todos os que buscam auxílio diante de situações de violência, fortalecendo redes de apoio e promovendo a sensibilização sobre a importância da denúncia e do combate à violência em geral.
“A nova meta é implantarmos mais Salas Lilás e Brinquedotecas nas delegacias especializadas tanto em Boa Vista quanto no interior. O Governo de Roraima tem por meta humanizar o atendimento às pessoas que precisam dos nossos serviços, em especial o público mais vulnerável”, disse.
SANDRA LIMA e EVENNY KÉZIA