A noite desta quinta-feira (10) foi especial para 55 acadêmicos (53 de Boa Vista e 02 de Rorainópolis) da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Eles participaram da cerimônia de Colação de Grau, que ocorreu no Auditório Professor Amarildo Nogueira Batista, no Prédio da Reitoria, em Boa Vista. Mas, para um formando em particular, Wildon Jamilson de Melo, de 27 anos, concluir o curso de Administração foi uma das principais conquistas de sua vida.
O jovem, que tem deficiência intelectual leve, sonhava com a graduação. “Estou muito feliz, foram muitos desafios, as etapas que eu tive para chegar até aqui. Sou grato a Deus, à minha família e amigos que sempre me apoiaram”, comemorou. Wildon teve dificuldades para conciliar os estudos com a vida profissional, e por isso, precisou ficar um período longe da sala de aula. Ele conta que recebeu apoio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UERR para conseguir voltar à rotina acadêmica.
“Isso é bastante importante, o que a universidade tem feito para as pessoas com deficiência. Da gente se sentir importante, de fazer um curso, de aprender. Saber que pode se formar, trabalhar”, avaliou. Na plateia, acompanhando a vitória de Wildon estavam familiares, amigos e a chefe do NAI, a psicopedagoga Jussara Barbosa. Orgulhosa e contente com a trajetória de Wildon, ela contou que o NAI tem a missão de possibilitar a inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior em Roraima.
“O aluno é encaminhado pelo NAI, se ele chega pela vaga PCD, e lá nós fazemos uma entrevista com ele. Buscamos saber quais as dificuldades que ele tem, verificamos o laudo, quais serviços e quais tipos de suporte ele necessita”, explica Jussara. Nesses quase 18 anos de história, a UERR já ajudou centenas de alunos como o Wildon a realizar o sonho de entrar no mercado de trabalho. Wildon já adiantou que pretende estudar para concursos e tentar uma carreira no empreendedorismo, área com a qual tem afinidade.
Vice-reitor destaca ampliação dos cursos da UERR
A solenidade de Colação de Grau foi conduzida pelo vice-reitor, Prof. Dr. Cláudio Travassos. Em seu discurso, parabenizou os formandos pela conquista e ressaltou que a UERR está de portas abertas para aqueles que quiserem regressar para cursar uma pós-graduação. Ele destacou os investimentos na ampliação dos cursos de graduação. “A Universidade hoje tem 25 cursos, entre presenciais e na modalidade EAD. Na pós-graduação temos as especializações e os mestrados. Temos boas opções”, completou.
Os alunos formandos são dos cursos de Matemática, Geografia, Educação Física, Química, Ciências Biológicas, História, Pedagogia, Ciências Contábeis, Serviço Social, Turismo, Administração, Ciências da Computação, Segurança Pública, Engenharia Florestal, Direito, Ciências da Natureza, com ênfase em Ciências Biológicas, Química e Física, PARFOR Ciências da Natureza, com ênfase em Matemática e Letras UAB.
Colação de Grau em Rorainópolis
Na segunda-feira (07), o vice-reitor também conduziu a cerimônia de Colação de Grau em Rorainópolis. O evento foi realizado no auditório do campus da UERR na cidade e reuniu os alunos formandos do curso de Engenharia Florestal. O aluno Adriano Alves de Souza discursou em nome de todos os graduandos e a aluna Kimberly Viana Pinto foi a juramentista.
DA REDAÇÃO