O Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB/IFRR) certifica, nesta sexta-feira, dia 18, 43 novos técnicos em administração. A cerimônia de formatura ocorre a partir das 19 horas, no Hotel Recanto da Serra, na sede do Município de Normandia.
Na modalidade subsequente (exigência de ensino médio completo), o curso foi ofertado em parceria pelo IFRR e pela Prefeitura Municipal de Normandia. O instituto disponibilizou vagas no curso para servidores da prefeitura e para a comunidade em geral da região. Na contrapartida, o município providenciou o prédio onde as aulas foram realizadas, além de apoio logístico e material.
Para a formanda Nádia Kelly, de 34 anos, foi uma honra ter tido a oportunidade de aprender no IFRR. “Foram dois anos e meio de desafios. Todos os alunos tinham suas especificidades: algumas alunas precisavam levar os filhos pequenos para a sala de aula; havia alunos de comunidades indígenas distantes [...] A oportunidade veio, e tem colegas que já ingressaram no mercado de trabalho por causa do curso. Então, meu sentimento é de gratidão por este momento”, disse a nova técnica.
Segundo a diretora do CAB, Eliana Lima, a unidade de ensino está muito feliz em chegar a esta etapa de conclusão de curso. “O curso só foi possível por causa da parceria com a prefeitura [...] É muito gratificante ver a culminância de todo o trabalho, de toda a articulação. Não foi fácil. Foi um desafio para o campus, que, pela primeira vez, saiu de sua sede, no Bomfim, e foi a um município vizinho, dentro da nossa área de abrangência, para ofertar um curso técnico”, relatou.
Ainda conforme a gestora, o curso começou com 70 alunos, e 43 estão sendo certificados. “Vimos que foi uma ação que deu muito certo. Estamos felizes, pois há estudantes que já conseguiram trabalho em razão do curso; outros começaram a empreender [...] Conseguimos atender essa população, pois também é papel do IFRR chegar a locais mais distantes e, assim, contribuir para a formação de jovens e adultos, e vê-los inseridos no mundo do trabalho”, disse Eliana.
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
O curso tem carga horária de 1.200 horas. O técnico em administração é um profissional que atua de maneira dinâmica no mercado de trabalho. Por isso, o curso abrange ações de planejamento, avaliação, gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas de todos os portes e ramos de atuação.
O profissional com certificação de técnico em administração é capaz de executar operações administrativas relativas a protocolos e arquivos; elaborar e expedir documentos; controlar estoques; aplicar conceitos e modelos de gestão em funções administrativas; operar sistemas de informações gerenciais de pessoal e de materiais; desenvolver atividades relacionadas aos quatro eixos da administração (operações e logística, recursos humanos; finanças e marketing); e desenvolver ações de apoio administrativo em organizações. O egresso do curso tem como campo de atuação profissional organizações públicas e privadas, podendo trabalhar nas áreas de marketing, recursos humanos, logística, finanças e produção.
DA REDAÇÃO