A Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar) realizou neste sábado, 26, a ação Juventude Presente. O evento ocorreu no Colégio Estadual Militarizado Professora Maria de Lourdes Neves, no bairro Pintolândia, e contou com uma série de atividades gratuitas de cultura, lazer, ensino, capacitação e qualificação para homenagear a população de 15 a 29 anos.
O objetivo dessa atividade é fortalecer a política pública da juventude e a participação efetiva dos jovens na construção de uma sociedade mais justa e comprometida com as próximas gerações.
A titular da Setrabes, Tânia Soares, destacou o trabalho realizado pelo Governo e parceiros para criar oportunidades para os jovens. "Investir em políticas públicas é muito importante para os nossos jovens, além de aumentar a autoestima, trabalhando o emocional, empreendedorismo e capacitação, também impulsiona o jovem para o mercado de trabalho com qualificação ", disse Tânia.
O coordenador da política da Juventude, Jander Brito, destacou que a ação em alusão ao mês mundial da Juventude é relevante e necessária para o público.
"Tivemos a participação de diversas políticas que ofertaram vários atendimentos e serviços. É importante ressaltar que ações como essa fortalecem o crescimento social, profissional e familiar dos jovens aqui do nosso Estado", afirmou Jander.
"Hoje aproveitei o evento para participar da palestra de como se comportar em uma entrevista de emprego e também fiz minha inscrição no curso de qualificação. É muito importante a realização dessas ações aqui no bairro", disse Beatriz Vieira, que na oportunidade também se candidatou para conseguir o primeiro emprego e escolheu a vaga de atendente de lojas.
O Juventude Presente contou com uma programação com oferta de diversos serviços e atividades durante toda a manhã.
Foram oferecidas mais de 100 vagas de emprego. Além disso, os jovens tiveram acesso a serviços de saúde e de embelezamento, palestra sobre gravidez na adolescência, empoderamento, crédito e empreendedorismo.
A animação ficou por conta de um DJ, e foram realizadas atividades esportivas, jogos de prevenção às drogas, inscrições para cursos de qualificação, oficina de xadrez e pré-cadastro para o programa Colo de Mãe.
A Defensoria Itinerante e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) também participaram da ação com oferecimento de serviços.
ÁGATA LIMA