Os Jogos da Juventude 2023 estão prestes a começar em Ribeirão Preto (SP), e Roraima se prepara para participar com uma delegação de 178 membros entre atletas, técnicos e dirigentes. A primeira parte da delegação composta por atletas de atletismo e ciclismo embarcou nesta terça-feira, 29.
Os atletas foram acompanhados pelos treinadores. O chefe da delegação roraimense, Dinaildo Barreto, está em Campinas (SP) com outros dois dirigentes participando do Fórum Nacional de Formação Esportiva antes do desembarque em Ribeirão Preto.
Os demais membros da delegação seguem embarcando até os dias 31 de agosto e 11 de setembro.
O secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita ressaltou: “O Governo de Roraima tem feito investimentos significativos no esporte, dada sua relevância na transformação social e na formação integral dos nossos estudantes. O Estado custeou todas as passagens aéreas da delegação garantindo a participação dos nossos jovens atletas nessa experiência enriquecedora que são os Jogos da Juventude”.
Os Jogos da Juventude se destinam a atletas de 15 a 17 anos da categoria Infantil. Os representantes de Roraima garantiram seu lugar na competição nacional ao vencerem os JERs (Jogos Escolares de Roraima), que, neste ano, chegou à 50ª edição, disputadas em seis fases, sendo quatro delas no interior do Estado.
Os JERs foram realizados pelo IDR (Instituto de Desporto de Roraima, ligado à Secretaria de Educação e Desporto, entre junho e agosto.
Roraima será representada em 13 modalidades (atletismo, ciclismo, judô, taekwondo, Wrestling, natação, tênis de mesa, ginástica rítmica, voleibol, handebol, basquete, badminton e triatlo).
O supervisor das equipes de ciclismo e triatlo, Emilângelo Medeiros, explicou que neste ano, a delegação de ciclismo foi a primeira a embarcar.
“É a primeira vez que estamos indo aos Jogos com três atletas, tendo em vista que na primeira vez da modalidade, apenas um atleta conseguiu se classificar. Estamos evoluindo com o esporte”, disse o técnico.
JOGOS DA JUVENTUDE
Os Jogos da Juventude são organizados pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) que é responsável por toda a logística do evento, incluindo alimentação, hospedagem e transporte.
Neste ano, além de Ribeirão Preto, outras cidades do entorno receberão disputas de modalidades específicas. As cidades adjacentes são Sertãozinho e Pirassununga.
A abertura está agendada para o dia 1º de setembro juntamente com os congressos técnicos e as competições seguem até o dia 17 de setembro.
Mais informações podem ser obtidas no site oficial do COB (https://www.cob.org.br).
LAYSE MENEZES