O Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) concluiu com êxito a Operação Dom Pedro I, realizada durante o feriado da Independência do Brasil, no período de 8 a 10 deste mês.
Durante esses dias, os agentes de fiscalização do Detran-RR estiveram presentes em avenidas, ruas e rodovias de Boa Vista, bem como nas estradas RR-205, no sentido do município de Alto Alegre, e na BR-174, em direção a Pacaraima e antes do viaduto do anel viário na saída para Manaus.
Ao longo desses quatro dias de operação, foram realizadas 278 abordagens a veículos, incluindo carros e motocicletas, resultando em 194 autuações de condutores que estavam em desacordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
De acordo com Sônia Andrade, diretora de Segurança do Trânsito em exercício do Detran-RR, durante a operação, foram removidos 25 veículos, sendo 11 carros e 14 motocicletas. Além disso, foram realizados 104 testes de etilômetros, dos quais sete condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool.
As infrações mais frequentes nesse período foram dirigir veículo sem o uso do cinto de segurança, com 60 autuações; veículo sem licenciamento, com 31 registros; ausência de CNH, com 24 casos; e uso de celular ao volante, com 13 autuações.
A Operação Dom Pedro I recebeu esse nome em homenagem ao primeiro Imperador do Brasil, que governou entre 1822 e 1831, período em que declarou a Independência do Brasil e outorgou a primeira Constituição do país.