Em um esforço significativo para promover o acesso à justiça e fortalecer os direitos dos cidadãos em áreas remotas, a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) realizou uma série de atendimentos jurídicos no Baixo Rio Branco, entre 2 e 12 de setembro. A ação, conhecida como Defensoria Itinerante, teve como objetivo oferecer assistência legal gratuita para a população local, incluindo serviços em 11 localidades que enfrentam dificuldades de acesso.
Durante esses dias, moradores das vilas nos municípios de Caracaraí e Rorainópolis, abrangendo áreas como Floresta, Itaquera, Remanso, Paricarica, Caicubí, Cachoeirinha, Canauani, Lago Grande, Terra Preta, Sacaí e Santa Maria do Boiaçu, foram beneficiados com 165 serviços jurídicos.
Entre os serviços prestados estavam ações de alimentos, retificação e emissão de segunda via de registro civil, reconhecimento de paternidade, curatela, tomada de decisão apoiada, divórcio sem bens, demandas de direito à saúde e vários acordos de mediação. A equipe da DPE Itinerante utilizou chamadas de vídeo para facilitar acordos entre as partes envolvidas.
A Defensoria Itinerante tem como missão quebrar barreiras geográficas, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso igualitário à justiça e aos direitos básicos, independentemente de onde vivam. A defensora pública Elceni Diogo, que participou dessa missão, enfatizou a satisfação da equipe em poder resolver várias situações, cumprindo assim seu compromisso de promover a cidadania e o bem-estar da população local.
Além dos serviços jurídicos, a população também teve acesso a outros serviços, como emissão de documentos, registro de nascimento e casamento civil, graças à parceria com diversas instituições do sistema de justiça e governo.