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HGR Inicia Programação Especial para Promover Segurança do Paciente

Atividades visam conscientizar sobre cuidados essenciais no Dia Mundial da Segurança do Paciente

Publicada em 19/09/23 às 09:47h - 54 visualizações

por Secom/GovRR


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A programação teve início a segunda-feira, 18, e prosseguirá até o dia 22.  (Foto: Secom/GovRR)
Em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, o Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento (HGR) deu início a uma programação voltada para a sensibilização sobre os cuidados cruciais com os pacientes. A data, celebrada anualmente no dia 17 de setembro, foi marcada pelo início da distribuição de panfletos informativos e visitas aos setores da unidade de saúde. A programação, que teve início nesta segunda-feira, 18, seguirá até o dia 22.

A coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do HGR, Joyce Teixeira, destacou que a iniciativa visa colocar em prática as metas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde, buscando evitar erros e educar os servidores para pequenos ajustes que podem fazer grande diferença no cuidado aos pacientes.

Raquel Gomes, técnica de enfermagem no Posto 2 do Bloco E do HGR, participou, juntamente com a equipe do setor, de uma palestra organizada pelo NQSP, focada nos indicadores que necessitam de melhorias no ambiente hospitalar. Ela ressaltou a importância de cuidados específicos, como a prevenção de lesões por pressão, um dos indicadores preconizados pela OMS.

O NQSP, responsável por realizar visitas periódicas aos setores do HGR, desempenha um papel fundamental na garantia da segurança dos pacientes, identificando possíveis falhas nos padrões de segurança. Em 2022, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) avaliou o HGR como um dos hospitais com leitos de UTI apresentando 100% de alta conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente.

Entre os indicadores preconizados pela Anvisa estão o plano de segurança do paciente, protocolo de prática de higiene das mãos, identificação do paciente, cirurgia segura, prevenção de lesão por pressão e prevenção de quedas. Essa ação reforça o compromisso do HGR em garantir a eficiência e segurança no atendimento aos pacientes, promovendo uma assistência de alta qualidade.



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