A Secretaria de Saúde (Sesau) iniciou um curso focado nas equipes municipais para fortalecer a vigilância e controle de doenças exantemáticas, como sarampo, rubéola e varicela. O curso, que começou nesta segunda-feira, dia 25, e se estende até a quarta-feira, dia 27, é direcionado aos profissionais que atuam na Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e Equipes de Vacinação nos municípios.
As atividades estão sendo realizadas no auditório da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), localizado no bairro São Francisco.
Karen Sousa, gerente do Núcleo de Controle de Doenças Exantemáticas (NCDE), ressaltou que o curso tem o intuito de aprimorar a vigilância em todo o estado, preparando as equipes para identificar precocemente casos suspeitos e adotar medidas de controle adequadas. Além disso, busca melhorar os indicadores de qualidade da vigilância dos agravos das doenças exantemáticas, garantindo um registro correto e eficiente por parte dos municípios.
Segundo o NCDE, até o momento, foram confirmados 169 casos de varicela e 10 casos de caxumba no estado este ano. Além disso, há 11 casos suspeitos de sarampo e 02 de rubéola.
A coordenadora da Vigilância em Saúde de Pacaraima, Jacqueline Sobral, enfatizou a importância de preparar as equipes para eventuais surtos, especialmente em cidades fronteiriças, visando fortalecer a vigilância e investigação das doenças para garantir a segurança da população.