Nesta segunda-feira (25), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou a ligação para segurados que aguardam há mais de 45 dias pela perícia médica necessária para a concessão de benefícios por incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença. A ação faz parte da estratégia do Ministério da Previdência Social para diminuir a fila de pedidos de benefícios do INSS.
A antecipação dos atendimentos é realizada por meio do Atestmed, uma análise documental sem a necessidade de passar por perícia presencial. Para agilizar o contato com os segurados, a Central de Atendimento 135 teve seu número alterado para (11) 2135-0135. É importante ressaltar que esse número não recebe chamadas telefônicas nem mensagens pelo WhatsApp.
O INSS esclarece que não entra em contato com os segurados para solicitar números de documentos, fotos para comprovação biométrica, informações bancárias ou senhas. As chamadas têm o único objetivo de antecipar o atendimento, remarcar consultas, informar sobre requerimentos e outros serviços, sendo sempre o INSS o fornecedor das informações.
Até o final de agosto, o INSS registrava 1,69 milhão de pedidos de concessão de benefícios, uma redução de 5,7% em comparação com o mês anterior. O aumento da fila tem sido atribuído à digitalização dos serviços e à necessidade de reforço da estrutura e pessoal do INSS.