No ano de 2023, a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima (Unacon-RR) alcançou um patamar significativo, totalizando mais de 90 mil atendimentos a pacientes em sua batalha contra o câncer.
A história da professora Katia Cilene Araújo Macêdo, integrante da etnia macuxi, ilustra a jornada desafiadora desses pacientes. Em 2018, Katia recebeu o diagnóstico de câncer no braço, especificamente um sarcoma, desencadeando um tratamento intenso que abrangeu consultas, exames, quimioterapia, radioterapia e uma cirurgia para a retirada do tumor, realizada no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento.
A dedicação e perícia da equipe médica, especialmente do cirurgião Doutor Anderson Benetta, foram cruciais para o sucesso do tratamento. Katia ressalta a importância do diagnóstico precoce, evidenciando que, apesar dos desafios do tratamento, o câncer pode ser vencido com o diagnóstico adequado e o apoio necessário.
A Unacon-RR é um pilar no tratamento de pacientes com câncer no estado, proporcionando milhares de atendimentos médicos e multiprofissionais até agosto de 2023. O diretor da unidade, Anderson Dalla Benetta, percebe uma crescente demanda por atendimentos a pacientes com câncer, e estima que o número total de atendimentos em 2023 possa ultrapassar 135 mil, superando o ano anterior.
Visando aprimorar ainda mais o atendimento, a Unacon-RR tem investido em modernizações e expansões de sua infraestrutura, ampliando o número de consultas e introduzindo novos serviços especializados, como o Ambulatório da Dor, visando oferecer tratamentos mais específicos e eficazes para os pacientes que enfrentam a dor oncológica.