A Defensoria Pública está colaborando ativamente em um mutirão judicial focado na aceleração da resolução de 86 processos ligados ao direito de família. Em parceria com o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), a iniciativa busca oferecer agilidade e assistência jurídica necessária às partes envolvidas. O evento está agendado para terça-feira, 10 de outubro, e tem como objetivo promover um ambiente colaborativo, priorizando acordos justos e satisfatórios para todas as partes afetadas pelos processos.
No mutirão, a ser realizado nas 1ª e 2ª Varas de Família, serão conduzidas audiências referentes ao direito de família, já ajuizadas, buscando conferir maior celeridade processual, com foco na composição entre as partes. As demandas abrangem casos como alimentos, investigação de paternidade, reconhecimento de união estável, divórcio e guarda. As audiências acontecerão no Fórum Advogado Sobral Pinto.
A defensora pública Christianne Leite explicou que o objetivo é reduzir o tempo de tramitação processual, proporcionando satisfação a todos no sistema de justiça, especialmente aos assistidos. A maioria das demandas em questão envolve a atuação da Defensoria Pública.
Seis defensores públicos foram designados para participar da ação, buscando agilizar e efetivar as soluções para os casos. O defensor público-geral, Oleno Matos, ressaltou que a ação visa solucionar as demandas da população no menor tempo possível, fortalecendo o compromisso de orientação, suporte emocional e representação legal.
O mutirão beneficiará tanto os assistidos, que terão seus pedidos atendidos com mais rapidez, quanto a Defensoria, que poderá atender um maior número de pessoas em busca de atendimento mais célere. É um passo significativo para garantir o acesso à justiça de forma eficiente e promover a confiança da comunidade no sistema judicial.