As eleições para o cargo de conselheiro tutelar em São João da Baliza/RR, que ocorreram em 1º de outubro, foram anuladas após recomendação do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR). A anulação foi motivada por problemas no sistema de informações dos eleitores aptos à votação. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Baliza acatou a recomendação e decidiu pela realização de uma nova votação em 15 de outubro.
Uma das candidatas ao pleito relatou que três eleitores não puderam votar, pois foram informados de que seus nomes não constavam na lista enviada pelo Tribunal Regional Eleitoral para as seções de votação no dia das eleições. No entanto, ao investigar junto ao TRE-RR, a Promotoria de Justiça de São Luiz descobriu que os nomes dos eleitores estavam na listagem oficial de eleitores aptos à votação. A suspeita é de erro ou falha na transmissão dos dados para o CMDCA-RR, bem como possíveis irregularidades na impressão das listas, conforme mencionado na recomendação.
A não contabilização desses votos teve um impacto direto no resultado final, resultando em um empate entre dois candidatos. A Promotora de Justiça da Comarca de São Luiz, Lara Von Held Cabral Fagundes, enfatizou a importância da participação popular na escolha dos conselheiros tutelares e que o Estado deve garantir condições para que todos os eleitores aptos possam exercer seu direito ao voto.