Apesar do mercado de trabalho estar mostrando mais dinamismo, os altos preços tendem a conter o entusiasmo do consumidor. Com isso, a Páscoa de 2025 deve reafirmar um cenário de consumo mais cauteloso, ainda que os apelos emocional e tradicional da data mantenham seu peso no calendário do varejo nacional. “O percentual de famílias endividadas em Roraima subiu pelo segundo mês seguido, chegado a 89% no mês de março. O número de famílias inadimplentes também aumentou pelo terceiro mês consecutivo, ficado em 32,8%, o maior resultado desde setembro de 2024. Com dívidas e renda comprometida, o consumidor do nosso estado está mais cauteloso com as vendas na Páscoa e preferindo investir no pagamento de dívidas e não fazer novas compras”, finaliza o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPD/RR, Ademir dos Santos.
Série interrompida
Desde 2021, o varejo vinha registrando uma trajetória consistente de recuperação das vendas de Páscoa, impulsionada pela retomada do consumo após os impactos da pandemia. A data, que em 2020 marcou patamar de faturamento equiparável a 2007, passou a apresentar avanços reais nos anos seguintes, refletindo a reabertura da economia e a melhora gradual do mercado de trabalho. Essa série histórica de crescimento deve ser interrompida em 2025.
Fonte: Fecómercio