O fortalecimento da inovação no Instituto Federal de Roraima (IFRR) continua na agenda da comitiva de servidores da instituição em Manaus (AM). A agenda termina nesta quinta-feira, 19, com oito instituições visitadas ao longo da semana para captação de recursos nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Na terça-feira,18 foi realizado um dia de capacitação na incubadora de empresas Ayty, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), e de visitas ao Grupo ICTS, à fábrica da Samsung e à empresa Hana Electronics.
Realizada pelo Ifam na Ayty, implantada em 2003, a capacitação foi voltada para gestores da incubadora de empresas do IFRR, a Koneka.
“Ela teve o objetivo de explicar e treinar os coordenadores para que eles consigam fazer a submissão da proposta de credenciamento da nossa incubadora Koneka na Suframa, por meio do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda), visando ao acesso futuro a recursos da Lei de Informática”, explicou a diretora da Agência de Inovação (Agif) do IFRR, Karla Santana.
O coordenador-geral de empreendedorismo à frente da gestão sistêmica da Ayty, José Falcão Júnior, falou do papel relevante da iniciativa, uma vez que as incubadoras também contribuem para o cumprimento da missão dos institutos federais.
“Muitos dos desafios [das incubadoras] são parecidos, e o nosso objetivo é realmente nos juntar, interagir como ecossistema, para favorecer o cumprimento da missão dos institutos federais, de buscar o desenvolvimento sustentável da região. Nesse sentido, a incubadora é uma grande ferramenta para a gente conseguir alcançar essa missão. As portas da Ayty e do Ifam estão sempre abertas ao pessoal do Instituto Federal de Roraima”, disse.
Gorete Araújo foi uma das servidoras do Ifam que também contribuíram para a capacitação. Por 15 anos, ela ocupou o cargo de gestora sistêmica da Ayty e pôde acompanhar a implantação da Koneka, no IFRR.
“É um grande e imenso prazer receber o pessoal do Instituto Federal de Roraima, que é nosso coirmão. Fico feliz em poder contribuir para que vocês possam se credenciar no Capda e começar a receber recursos oriundos desse benefício. Eu acredito que vocês vão ter bastante sucesso nisso devido aos projetos que já têm, como o Cogumelo, que eu fiquei superfeliz em conhecer”, declarou.
Parte da comitiva do IFRR também esteve presente no Grupo ICTS, que, em breve, terá sede na cidade de Boa Vista (RR). Karla explicou que a visita foi de alinhamento da parceria para que as duas instituições possam desenvolver projetos em conjunto.
“Paralelamente a essa reunião lá no ICTS, uma outra parte da equipe foi visitar a fábrica da Samsung”, informou a diretora, complementando que a oportunidade ofereceu aos participantes uma visão das tecnologias mais recentes em desenvolvimento, conhecimento prático do funcionamento de uma grande indústria, networking profissional e acompanhamento das tendências globais em tecnologia.
À tarde, a comitiva seguiu para uma visita técnica à Hana Electronics, empresa brasileira dedicada ao desenvolvimento e à fabricação de soluções inovadoras e de alta tecnologia. Lá, os participantes puderam acompanhar o processo de fabricação de componentes semicondutores e apresentar projetos de inovação desenvolvidos no IFRR.
“Essa empresa, assim como a Samsung, também financia projetos na área de inovação, por isso nós fomos até lá para apresentar nosso portfólio e discutir formas de apoio, tudo de forma estratégica e focada no fortalecimento da inovação no Instituto Federal de Roraima”, contou Karla.
A agenda da comitiva do IFRR em Manaus termina nesta quinta-feira, 19, com visitas às empresas Tellescom e TPV/Envision. Nos locais será apresentado o portfólio institucional com projetos de interesse para financiamento desenvolvidos em campi do IFRR.
Ao longo da semana, foram oito instituições visitadas, com foco na captação de recursos para o instituto nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). As visitas contaram com o apoio da equipe da Sustentec, que trabalha o potencial de interação entre empresas privadas e instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) públicas e privadas.