A sede do município mais setentrional do Brasil, o Uiramutã, será palco, no dia 7 de novembro, de importante ação do Campus Avançado Bonfim (CAB) do Instituto Federal de Roraima (IFRR). Trata-se da certificação de 49 moradores da região no curso Técnico em Administração na modalidade Educação a Distância (EAD). A cerimônia de formatura ocorrerá às 19 horas, no Ginásio Municipal Poliesportivo Antônio Cavalcante de Lima Neto.
Ofertado pelo IFRR, por meio do CAB, em parceria com a Prefeitura do Uiramutã, o curso foi formalizado mediante o Acordo de Cooperação Técnica 9/2022 e atende a uma demanda dos próprios moradores da região. Ele é o primeiro curso dessa modalidade realizado no município, proporcionando acesso à educação técnica de qualidade para jovens e adultos que buscam ampliar suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento da economia local.
A reitora do IFRR, Nilra Jane Filgueira, ressaltou a importância do esforço conjunto para ampliar o acesso à educação profissional na região. "Agradeço imensamente ao Campus Avançado Bonfim o empenho em levar o curso Técnico em Administração até o Uiramutã, ampliando o acesso à educação profissional. Essa conquista é fruto do trabalho dedicado dos nossos servidores do CAB, que, com compromisso e dedicação, tornaram essa formação uma realidade. E, especialmente, parabéns aos formandos pela resiliência e determinação ao longo dessa jornada", declarou.
O coordenador do curso, André Ferreira Silva, falou da importância da conquista para os formandos e para a comunidade do Uiramutã, salientando o impacto da educação na vida das pessoas. “Vocês são a prova viva de que a educação transforma vidas, superando barreiras geográficas e desafios pessoais. Cada um de vocês, com sua dedicação e esforço, contribui não só para o próprio crescimento, mas também para o desenvolvimento de suas comunidades e de todo o Estado de Roraima. Hoje celebramos mais que uma conquista individual; celebramos o compromisso de cada um com o futuro. Vocês estão prontos para fazer a diferença, levando conhecimento e profissionalismo para onde forem”, afirmou.
Uma das formandas é Elem Cavalcante de Lima, de 31 anos, casada, mãe de três filhos e moradora na sede do Município do Uiramutã. Com apenas o ensino médio completo, ela viu na formação técnica uma oportunidade de crescimento profissional e não hesitou em se inscrever. Superando desafios como a falta de internet de qualidade e a ausência de computador em casa, buscou alternativas para estudar, utilizando a internet do trabalho ou de vizinhos.
Sua dedicação ao curso técnico foi recompensada quando conseguiu aprovação em concurso público para a vaga de assistente administrativo, área em que já possuía experiência profissional. Hoje Elem comemora não apenas o concurso conquistado, mas também o conhecimento adquirido na formação técnica, que ampliou suas perspectivas e a capacitou na área que escolheu. “Hoje eu estou muito feliz por estar trabalhando e me formando na área que escolhi”, disse.
Iniciado em maio de 2023, o curso foi um passo importante para atender às necessidades de capacitação técnica em áreas administrativas, habilitando os estudantes a atuar em variados setores públicos e privados. A experiência no Município do Uiramutã abre portas para novos polos de EAD na região, com previsão de formaturas para dezembro de 2025 nos polos de Normandia e do Bonfim.
A cerimônia de formatura vai reunir, no ginásio da escola estadual, representantes do CAB/IFRR, familiares, educadores e representantes da sociedade local, que, juntos, vão celebrar o sucesso de uma iniciativa que confirma a importância da educação como instrumento de transformação e desenvolvimento social.