Uma equipe do MEC (Ministério da Educação) e da Ufal (Universidade Federal de Alagoas) esteve em Roraima recentemente para viabilizar a implantação do Sistema Gestão Presente, o mesmo que atualiza os dados do Programa Pé-de-Meia e avaliar o andamento do Programa no Estado.
A agenda de visitas incluiu na manhã da última quinta-feira,07, uma reunião pela manhã na Seed (Secretaria de Educação e Desporto) com o secretário Mikael Cury-Rad, o secretário-adjunto de gestão do sistema educacional, Marcelo Freitas, seguida de um encontro na Escola de Ensino em Tempo Integral Maria das Dores Brasil, onde a equipe conversou com alunos, professores e a gestão escolar.
Na sexta-feira,8, a equipe seguiu para a comunidade indígena Serra da Moça, na Escola Estadual Indígena Adolfo Ramiro Levi, zona Rural de Boa Vista.
A coordenadora estadual do programa Pé-de-Meia, Elisângela Lopes, destacou a importância do acompanhamento de perto do Pé-de-Meia, especialmente em Estados como Roraima, onde as realidades socioeconômicas podem dificultar a regularidade escolar dos alunos.
“Até então, eles apenas ouviam falar sobre nossa realidade, mas agora podem vivenciá-la. Aqui no Estado, eles podem compreender como Roraima funciona, suas peculiaridades e necessidades específicas. Ontem, por exemplo, enfrentamos um apagão na internet, o que lhes permitiu vislumbrar que Roraima precisa de soluções adaptadas à sua realidade. Embora façamos parte do contexto nacional, nossas políticas públicas devem considerar nossas singularidades”, afirmou Lopes.
Visita à Escola Maria das Dores Brasil
Durante a visita à Escola Maria das Dores Brasil, a equipe federal conversou com professores e equipe administrativa para entender as necessidades e preocupações dos envolvidos. Atualmente o sistema é alimentado pela Seed a partir das informações encaminhadas pelas escolas. A intenção é que as escolas passem a realizar este procedimento, além de manter um banco de dados geral dos estudantes.
O objetivo principal da visita à Seed foi entender o funcionamento dos sistemas, coleta de dados, matrícula e transferência de informações das escolas para a Secretaria. A equipe percebeu que a Secretaria está bem organizada, possuindo uma rotina eficaz para gerenciamento de documentos e fluxo de dados.
"Estamos muito satisfeitos com o que vimos aqui. A Secretaria tem uma rotina própria, bem estruturada, para envio e recebimento de dados, o que é fundamental. Aprendemos muito com essa visita, tanto na Secretaria quanto nas escolas, compreendendo como elas gerenciam matrícula, frequência e lançamento de notas. Isso é crucial para o Ministério da Educação, que busca fornecer um sistema eficaz para as escolas”, disse o coordenador geral de apoio a gestão escolar do MEC, Fábio Paiva.
Sistema Gestão Presente
O Sistema Gestão Presente é uma plataforma desenvolvida pelo MEC para monitorar e apoiar a gestão de políticas educacionais em estados e municípios. Seu objetivo é melhorar a eficiência e a transparência na administração da educação pública, oferecendo dados em tempo real e ferramentas que auxiliem gestores a tomar decisões baseadas em informações precisas sobre a realidade das escolas e redes de ensino.
O sistema permite que gestores acompanhem indicadores importantes, como frequência de alunos, desempenho acadêmico, infraestrutura das escolas e cumprimento de metas de programas federais, como o Pnae ( Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola).
Fonte: Secom