Na próxima quarta-feira, 30, o Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (CBVZO/IFRR), localizado na Rua Prof. Nonato Chacon, 1976, Bairro Laura Moreira, em Boa Vista, estará em plena atividade com o Momento Cultural dos Povos Indígenas. Com programação diversificada, o evento inclui feira expositiva, apresentações culturais e diversas oficinas formativas.
O evento será aberto à comunidade acadêmica e ao público externo. As inscrições para o evento e para as oficinas específicas devem ser feitas por meio do link https://suap.ifrr.edu.br/eventos/inscricao/1/639/.
Oficinas com inscrições antecipadas
Turno da manhã:
Ministrante:
Dona Melânia (Organização dos Indígenas da Cidade – Odic)
Inscrição: às 8h40
Ministrante:
Wagner Wapichana
Horário: às 8h40
Ministrante:
Diene Taurepang (estudante do curso Gestão Territorial Indígena da UFRR)
Inscrição: às 8h40
Ministrantes: indígenas
ianomâmi
Inscrição: às 8h40
Oficina da de Miçangas
Ministrantes: indígenas
ianomâmi
Inscrição: às 10h40
Turno da tarde:
Ministrantes: Iohay
Timbó e Icleia Castro h
Horário: das 14h às 16h
Ministrantes: Icleia
Castro e Leonardo Figueiredo
Horário: das 16h às 18h
Turno da noite:
Outras atividades
A programação com a temática indígena terá início já na terça-feira, 29, com atividades especiais:
Confira outros detalhes na matéria completa sobre o evento.
Declaração da organização
Segundo o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do CBVZO, professor Marcos Antônio Oliveira, o evento tem grande relevância social e educacional, especialmente no contexto do Dia Nacional dos Povos Indígenas.
“Em um estado que possui, proporcionalmente, a maior população indígena do Brasil, consideramos fundamental dar visibilidade às pautas desses povos. O evento, em parceria com as associações indígenas de Boa Vista, permitirá que eles falem por si. Teremos oficinas, palestras e apresentações culturais conduzidas por indígenas. É uma oportunidade para nossa comunidade acadêmica e o público em geral interagirem diretamente com artesãos, artistas e representantes indígenas, promovendo uma rica troca de saberes e o combate a preconceitos e equívocos”, disse.
Realização
O evento é organizado pelo Neabi do CBVZO com o apoio de diversas associações indígenas locais:
A iniciativa também conta com a parceria do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) por meio dos Comitês de Cultura e dos agentes territoriais Izamara Neves e Lilith Cairu.