Este ano, 26 candidatos transgênero foram eleitos. Desses, 25 são mulheres trans e travestis e um homem transgênero, todos para o posto de vereador. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (07) pela ANTRA, a Associação Nacional de Travestis e Transexuais.
Das mulheres trans eleitas, 11 delas foram as candidatas mais votadas das respectivas cidades. Cinco municípios, inclusive, têm mulheres trans como a única mulher eleita para ocupar a Câmara dos Vereadores.
Nos municípios de Natividade e Iraguajé, no Rio de Janeiro, Entre-Ijuís, no Rio Grande do Sul, Santo Antônio do Amparo, em Minas Gerais, e Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso foram eleitas apenas uma mulher, sendo esta, uma mulher trans.
Ainda segundo o levantamento, o número de candidatos transgênero eleitos deste ano é menor do que o de 2020 quando 30 pessoas trans foram eleitas.
Candidaturas
As eleições municipais de 2024 registraram 970 candidaturas de pessoas transgênero. O número representa aproximadamente 0,2% do total de candidatos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral.
No que diz respeito à orientação sexual, pouco mais de 2 mil candidatos se declararam como gays, lésbicas, bissexuais ou pansexuais. Mas a porcentagem de candidatos heterossexuais ainda representa 98% do total.
Fonte: Agência do Brasil