A arte de Augusto Cardoso, um dos maiores nomes da cultura roraimense, ganha vida na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) com a abertura da Mostra Especial in memoriam Augusto Cardoso. A partir desta terça-feira (20), 16 obras do artista plástico estarão expostas no Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos, em uma oportunidade única para o público apreciar sua genialidade.
A mostra, que se estende até o dia 22, reúne paisagens roraimenses como o Monte Roraima, a Serra Grande e a Pedra Pintada, além de temas religiosos como a Santa Ceia e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. As obras de Cardoso, que faleceu em 2020, vítima da Covid-19, são uma viagem pelas cores, formas e texturas da cultura roraimense.
Um legado que transcende fronteiras
Augusto Cardoso deixou um legado inestimável para Roraima e para o mundo. Seus trabalhos estão presentes em acervos pessoais e institucionais, museus, embaixadas e até no Vaticano. A marchand Edicilda Cardoso, viúva do artista, dedica-se a preservar sua memória e seu legado, lutando para que ele seja reconhecido como patrimônio cultural de Roraima.
A arte como instrumento de transformação
A Superintendência dos Programas Especiais da ALE-RR, responsável pela iniciativa da Mostra Especial, acredita que a arte é um instrumento de transformação social e cultural. O superintendente Pablo Sérgio Bezerra destaca a importância da exposição para o público roraimense:
"É uma oportunidade de conhecermos a obra de um artista que tanto contribuiu para a história do nosso estado. A Assembleia Legislativa se sente honrada em prestar esta homenagem a Augusto Cardoso e contribuir para a preservação de sua memória".
Serviço:
Mostra Especial in memoriam Augusto Cardoso
Data: 20 a 22 de fevereiro de 2024
Local: Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos, Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR)
Horário: 9h às 18h
Entrada franca