Em meio às novas práticas de cultivo e às tecnologias de ponta no campo, as exposições agrícolas no Brasil têm se estabelecido como cenário ideal para a comercialização de maquinários. Neste aspecto, a Expoferr Show (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima) vem desempenhando um papel importante no desenvolvimento da agricultura moderna e no aumento da produção rural do Estado, gerando mais riquezas e fortalecendo a economia local.
Todos os anos, as principais marcas e empresas do setor apresentam novidades em maquinários agrícolas na Expoferr, que vão desde tratores, colheitadeiras e até mesmo drones e sistemas de automação. É a tecnologia a serviço da produtividade no campo e em diversas culturas.
Para o engenheiro agrônomo Marcelo Hentges, a Expoferr é uma grande oportunidade para os investidores do agronegócio, sejam agricultores, fabricantes e pesquisadores.
“Frente a evolução tecnologia, eventos como a Expoferr são a oportunidade ideal para os agricultores conhecerem e testarem as inovações em primeira mão, onde existem máquinas mais eficientes e precisas, permitindo a otimização dos processos, redução de custos e aumento significativo da produtividade no campo”, destacou.
Segundo a coordenadora-geral da Expoferr, Angelita Vogel, a Feira também fomenta conhecimento e capacitação. “Além da exibição de maquinários, a Expoferr apresenta seminários, workshops e palestras atendidas por especialistas do setor, proporcionando um ambiente de aprendizado, permitindo aos agricultores atualizarem seus conhecimentos sobre práticas agrícolas ecológicas, métodos de conservação de recursos naturais e aplicação adequada das novas tecnologias, tornando a capacitação fundamental para uma agricultura moderna e responsável”, reforçou.
Para o secretário Márcio Grangeiro, a Expoferr fortalece parcerias, desenvolve a economia local e ainda assegura visibilidade para as indústrias e um ponto de encontro para os diversos agentes da cadeia produtiva.
“Agricultores, investidores locais, estrangeiros, fabricantes e fornecedores têm a oportunidade de estabelecer relações comerciais e parcerias estratégicas. Essa interação fortalece a indústria como um todo e contribui para uma troca eficiente de informações entre os envolvidos”, explicou o titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação).
PRÓXIMA EDIÇÃO
A 42ª Expoferr será realizada nos dias 14 a 18 de novembro, no Parque de Exposições Dandãezinho, localizado no bairro Monte Cristo, zona rural de Boa Vista.
A meta para 2023 é superar os R$ 355 milhões de negócios movimentados no ano passado e chegar a R$ 500 milhões em volume de negócios nesta edição.
Ao todo, mais de 93 mil m² de infraestrutura serão montados no Dandaezinho, possibilitando a geração de negócios, empregos diretos e indiretos, além da presença média de 70 mil visitantes por dia.
O evento contará com três shows nacionais, além da participação de artistas locais, leilões, rodeios, vaquejadas, gastronomia, palco cultural, arena do conhecimento, entre outros.
MICHEL SALES