O desdobramento de uma investigação realizada por agentes da PCRR (Polícia Civil de Roraima) lotados na DRE (Delegacia de Repressão à Entorpecentes) e no Denarc (Departamento de Narcóticos), resultou na prisão de três homens e na apreensão de três veículos, duas armas de fogo e de uma aeronave que estava com um carregamento de aproximadamente 300 quilos de skunk (a supermaconha). A aeronave caiu em um lago, na área rural de Boa Vista, na região do Monte Cristo e a Polícia Civil contou com o apoio do CBMRR (Corpo de Bombeiro Militar) para a retirada da droga.
A Delegada-Geral Adjunta da Polícia Civil, Darlinda de Moura Viana e a delegada titular da DRE, Francilene Lima Hoffmann de Vargas, atenderam a imprensa às 12 horas desta quarta-feira, dia 23, para falar sobre a ação operacional.
De acordo com Francilene Vargas, durante o decorrer de 2023, as equipes da DRE e do DENARC têm intensificado sua atuação em diversas frentes de combate ao tráfico de drogas, com destaque para a repressão ao transporte aéreo de entorpecentes no Estado.
“No mês de junho, uma operação conjunta culminou na apreensão de aproximadamente 320 quilos de skunk, em uma pista clandestina situada na região do município de Rorainópolis e, agora, tivemos essa apreensão na área rural de Boa Vista, na região do Monte Cristo”, disse.
A delegada disse que os agentes vinham realizando diligências para apreender um carregamento de drogas que estava prestes a entrar em Roraima por via aérea. Os policiais estavam atentos à possibilidade de pouso em uma pista localizada na Zona Rural de Boa Vista ou na região de Sumaúma, no município de Mucajaí.
Entretanto, na noite passada, por volta das 20 horas, receberam a notícia de que uma aeronave suspeita, estava sendo aguardada para pouso e que havia feito uma aterrissagem forçada em um lago na região de Monte Cristo. No momento do cerco, os três suspeitos foram avistados deixando o local, já próximos à BR-174.
Durante as buscas, próximo ao local de pouso indicado, os agentes encontraram uma aeronave modelo Paradise Experimental PUDIB, submerso no lago e foi constatado que estava carregado de droga.
Para retirar a droga, os agentes pediram apoio da equipe do Corpo de Bombeiro que mergulharam e a retiraram do interior da aeronave e, com uma canoa, transportaram até às margens, sendo removida para a sede da DRE.
Ao todo foram 327 tabletes de drogas, totalizando aproximadamente 300 quilos de maconha. A delegada Francilene Varga lavrou um APF (Auto de Prisão em Flagrante) por tráfico e associação para o tráfico de drogas e posse ilegal de ama de fogo. Os três ficarão custodiados na Polícia Civil e serão apresentados na Audiência de Custódia nesta quinta-feira, dia 24.
Além da droga, foram apreendidos três veículos, duas armas de fogo, sendo uma espingarda calibre 20 e um revólver calibre 38 e rádios comunicadores utilizados pelos pilotos das aeronaves. Os itens apreendidos passarão por perícia no Instituto de Criminalística Perito Dimas Almeida, incluindo a pesagem oficial das drogas e análise das armas.
A delegada-Geral adjunta da Polícia Civil, Darlinda de Moura Viana, enalteceu a atuação das equipes policiais e disse que essa ação de combate ao tráfico de drogas, representa o que vem sendo feito pela equipe da DRE, um trabalho voltado para a inteligência, voltado para resultados.
“A equipe da DRE tem focado nas grandes apreensões, nos grandes traficantes e isso tem resultado nessas apreensões. Nosso trabalho agora é voltado para os grandes traficantes que trabalham na linha aérea aqui em Roraima”, destacou.
DA REDAÇÃO