Policiais civis lotados em delegacias do interior do Estado iniciaram na segunda-feira, 28, um treinamento que visa capacitar os agentes na utilização eficaz da plataforma digital SEI (Sistema Eletrônico de Informações), recurso tecnológico cada vez mais presente no setor público.
Ministrado pelo capitão do CBMRR (Corpo de Bombeiro Militar de Roraima), Heldeliano Soares Arrais, essa é a segunda turma de policiais lotados nas delegacias do interior a passar por essa capacitação. Com duração total de 20 horas, o curso se estenderá até sexta-feira, 1º de setembro, englobando uma série de tópicos essenciais para a operação fluída do SEI.
A formação inclui tópicos como “Iniciando Operações no SEI”, “Operações Básicas com Processos”, “Trabalho Colaborativo” e “Operações Básicas com Documentos”.
Os policiais também serão instruídos sobre assinaturas digitais, cópias e movimentações de informações, além do uso de usuários externos e o processo de arquivamento.
A meta da Polícia Civil, por meio do Nupen (Núcleo de Pesquisa e Ensino de Polícia Judiciária), em parceria com a Escola de Governo e a Faculdade Estácio, é capacitar e tornar os policiais aptos para trabalhar em ambiente digital, visando aperfeiçoar conhecimentos teóricos e práticos necessários para desenvolver total domínio na utilização do sistema eletrônico, melhorando a confecção de documentos, despachos e emissão via SEI.
De acordo com diretora do DPE (Departamento de Polícia Especializada), delegada Elivania Aguiar, o curso foi uma solicitação das delegacias do interior do Estado.
“Vamos capacitar melhor os policiais do interior para usar o SEI, para que eles também tenham condições de exercer a sua função de forma exemplar”, disse a diretora.
O delegado do município de Bonfim, Alberto Alencar, parabenizou a iniciativa.
“Parabenizo o governo de Roraima e a PCRR pela iniciativa. Esse curso vai trazer maior aproveitamento para as atividades exercidas no interior, aumentando a eficácia nas unidades polícias”, ressaltou o delegado.
PLATAFORMA
A diretora destacou que o SEI é uma ferramenta de virtualização de processos, documentos e desempenha um papel fundamental na modernização da administração pública. Ele não só aprimora a gestão documental, mas também amplia o acesso à informação, beneficiando tanto os servidores quanto os cidadãos. A utilização da plataforma promete eficiência, segurança e economia.
“A iniciativa da Polícia Civil de Roraima em capacitar seus policiais no uso do SEI reflete um compromisso constante com a modernização e a otimização dos processos internos, resultando em uma abordagem mais eficiente e acessível para a administração pública”, disse a diretora.
A capacitação ocorre no Auditório de Informática do Centro Universitário Estácio Atual, no laboratório 504 e 505. A instituição está situada na rua Jornalista Humberto Silva, 308, bairro União.
SANDRA LIMA