A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizará uma audiência pública no dia 19 de outubro para discutir a ampliação das unidades de conservação no estado. O evento, que ocorrerá no Plenário Noêmia Bastos Amazonas a partir das 9h, terá a participação de parlamentares, autoridades públicas e privadas ligadas às políticas ambientais.
A iniciativa foi proposta pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALE-RR, deputado Eder Lourinho (PSD), e pelo parlamentar Armando Neto (PL). Eles buscam abordar a ampliação das unidades de conservação Parque Nacional do Viruá, em Caracaraí, e Estação Ecológica de Maracá, em Alto Alegre e Amajari, além da criação da Floresta Nacional do Parima, situada em Amajari.
De acordo com o requerimento apresentado pelo deputado Eder Lourinho, a audiência visa analisar as recentes ampliações e criações de áreas de preservação feitas pelo governo federal e contar com a participação da sociedade e instituições afetadas. O deputado discorda da intenção do ministério do Meio Ambiente de ampliar e criar novas áreas de preservação em Roraima, uma vez que mais de 67% do território do estado já é de preservação e conservação.
A ideia é chamar as instituições e todas as partes afetadas para discutir sobre a temática, conforme disse o deputado. A audiência pública será transmitida ao vivo pela Rádio (FM 98.3) e TV Assembleia (canal 57.3), bem como pelo YouTube e Facebook do Legislativo estadual, que podem ser localizados nas plataformas por @assembleiarr.