O Governo de Roraima inaugurou nesta sexta-feira, 15, a nova sede do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Roraima), localizado no Parque Anauá.
A estrutura nova, revitalizada, vai oferecer melhores condições de trabalho para os servidores e servirá, também, de apoio para o desenvolvimento dos produtores da agricultura familiar e familiar indígena, conforme explicou o governador Antonio Denarium.
“Na nossa gestão compramos 170 tratores, mais de 3 mil implementos agrícolas, 1.350 casas de farinha para a agricultura familiar e familiar indígena. O Iater chega em todos os lugares do Estado com assistência técnica, estimulando o consumo, a produção e levando projetos de financiamento aos bancos oficiais e agências de fomento”, declarou.
O Iater foi criado pelo Governo em janeiro de 2022. A iniciativa governamental levou em consideração a ausência de uma estrutura voltada para o pequeno produtor. Denarium explicou que, desde a criação, o Iater tem dado grandes contribuições para o Estado de Roraima.
“Roraima era o único Estado do Brasil que ainda não havia criado um instituto de assistência técnica e extensão rural. Nós plantamos em 2023 mais de 3 mil hectares de grãos: milho e feijão. Além disso, temos suinocultura, bovinocultura, piscicultura, além de incentivos ao plantio de mandioca, cacau e açaí, ou seja, várias culturas que beneficiam principalmente a agricultura familiar”, disse.
Para o presidente do Iater, Marcelo Pereira, a instituição hoje oferece meios para operacionalizar a atividade rural no Estado.
“O Governo do Estado, por meio do governador Antonio Denarium determinou que conseguíssemos uma estrutura que pudesse operacionalizar e disponibilizar ao produtor rural, apoio necessário para ele desenvolver suas atividades. O Iater conta com caminhões, vans, motocicletas e pick-ups, que serão disponibilizadas para que nossas equipes técnicas possam prestar serviços de melhor qualidade”, ressaltou.
De acordo com Marcelo, a assistência oferecida pelo Governo faz com que o produtor garanta como benefício o aumento da produtividade da região.
“Com o nosso apoio, o produtor vai aumentar sua produção, área plantada e inserir novas tecnologias nesse processo de produção, onde ele terá melhoria da qualidade de vida, por meio do aumento de sua produção e aferimento da renda desta produção, que serão comercializadas nos comércios: locais, regionais e até mesmo interestaduais”, afirmou.