Nesta sexta-feira (8), a Casa Civil da Presidência da República coordenou a agenda transversal, reunindo mais de 30 servidores de diferentes pastas para traçar as ações da Casa de Governo, implantada em Boa Vista (RR) pelo governo federal, no dia 29 de fevereiro último.
A Casa de Governo centraliza o trabalho de diferentes ministérios e órgãos para coordenar e monitorar ações dedicadas à melhoria das condições de saúde, alimentação e proteção da população indígena Yanomami e Ye'kwana.
Na última semana, servidores dos ministérios da Casa Civil, Gestão e Inovação, Povos Indígenas, Defesa e Justiça visitaram o Polo Base de Saúde em Surucucu, na Terra Indígena Yanomami, e o Pelotão Especial de Fronteira (PEF).
Coordenados pelo diretor geral da Casa de Governo, Nilton Tubino, o grupo acompanhou a entrega de 428 cestas básicas e os atendimentos em saúde de centenas de indígenas.
A secretária adjunta de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Júlia Rodrigues, ressaltou que a centralização de informações é essencial para o compromisso de mudanças do governo federal.
Após a instalação da Casa de Governo e a visita de servidores para acompanhar a situação dos yanomami, uma nova rodada de gestão, monitoramento e tomada de decisões acontece em Brasília, integrada com o espaço recém-inaugurado em Boa Vista.